Departamento de Psicologia da UFSC promove evento sobre crise e intervenção na saúde pública

Nesta quinta-feira, 17, o NEMPsiC (Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas) promove sua 2ª jornada, com o tema Crise e Intervenção: Funções Protetivas e Preventivas, no âmbito da saúde pública e da assistência social. O evento ocorre até as 17h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio do edital PROEVENTOS.

Com palestras de pesquisadores internacionais, o evento abarca temas como imigração involuntária, homicídio conjugal, suicídio e efeitos da violência de Estado. Entre os convidados estão Lucille Langlois, gestora de Serviços Multidisciplinares do Sistema de Saúde e Serviço Social do Quebéc (Canadá), e os professores Stéphanie Arsenault e Jean-Bernard Pocreau, da Université Laval (Canadá). O evento também terá minicursos e apresentações culturais. A programação está disponível neste link.

Uma das características da jornada é a multidisciplinaridade, na tentativa de atingir pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, como Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Gestão Pública. “Almejamos que o evento propicie uma maior qualificação dos estudantes e profissionais para o encontro com sujeitos em situações de crise e sofrimento psíquico. as temáticas são interdisciplinares, todas elas com grande atenção à identificação das funções protetivas e preventivas do cuidado à saúde mental”, declara a professora Lucienne Martins Borges, organizadora do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC