Diretorias e Gerências

Diretoria

  • Presidente – Sergio Gargioni

fa_sergio

Professor titular da cadeira de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sergio Luiz Gargioni é também o presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundaç~eos Estaduais de Amparo à Pesquisa). Graduado em Engenharia Mecânica pela UFSC, concluiu Mestrado na mesma área pela University of Illinois (EUA) e MBA Executivo em Administração de Negócios pelo Instituto IMD Lausanne, na Suíça.

Gargioni  atuou como secretário executivo do Conselho Nacional da Pós-Graduação, CAPES/MEC Brasília, em 1979-1980; secretário-adjunto de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente (mais a função de Indústria e Comércio) do Estado de Santa Catarina, entre 1991-1993; superintendente (CEO) do SESI/FIESC, em 1998-2009; e diretor superintendente (CEO) IEL/FIESC, entre 1993-1998. O dirigente também lecionou na Universidade de Brasília (UnB), na cadeira de Engenharia Mecânica, de 1975 a 1986. 

 

 

  • Diretor Técnico-operacional  – Gerson Bortoluzzi 

fa_gerson

É graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC e trabalhou na TELESC (antiga Telecomunicações de Santa Catarina S.A) de 1970 até 1999, quando se aposentou. Lá exerceu cargos de chefia de divisão de comutação, chefia de departamento de tráfego telefônico, superintendente de distrito e diretor de operações. Em seus quase 30 anos na empresa, foi responsável pela implantação do sistema de telefonia automática em Criciúma, Jaraguá do Sul, Estreito, São Miguel do Oeste, Videira, entre outras.

Em 2000 entrou na FAPESC como coordenador de projetos, tendo representando a Fundação no condomínio do Parque Tecnológico Alfa durante 8 anos. Foi o responsável pela implantação de incubadoras de empresas e pelos acordos de cooperação técnica e científica da FAPESC com a Embraco, FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Coordenou os programas PPP (Primeiros Projetos de Pesquisa para Jovem Pesquisador) e PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência).

 

 

  • Diretor de Administração – Walter Vicente Gomes Filho

fa_walter

Administrador e doutorando em administração. Tem experiência profissional em Gestão Pública e Privada onde desempenhou vários cargos ligados a gerência e direção, além de atuação acadêmica em docência nas áreas de Administração Geral, Financeira e de Marketing.

Foi secretário de saúde em Tijucas de 2005 a 2008, e na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina exerceu os seguintes cargos: Gerente Administrativo da DIAF entre 2003 e 2004; Gerente de Administração da Rede de Laboratórios em 2009 e 2010; Superintendente de Planejamento e Gestão entre 2011 e 2012; Superintendente dos Hospitais Estaduais até 2013; e Diretor de Educação Permanente em Saúde até o fim de 2014.

 

 

  • Diretor Técnico-científico – César Zucco

fa_zucco

É graduado em Licenciatura Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); mestre em Físico-Química pela UFSC e PhD (doutor) em Físico-Química Orgânica pela The University, Glásgow, Escócia. Realizou seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB), em Química Orgânica. Foi pesquisador 1 do CNPq e orientou dezenas de alunos de iniciação científica, mestres e doutores; executou mais de 20 projetos de pesquisa financiados por Agências Públicas e publicou mais de 70 artigos em revistas indexadas.

Como Professor Titular do Departamento de Química da UFSC ministrou várias disciplinas na Graduação e na Pós-Graduação, orientou alunos de graduação e pós-graduação, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Química (PPQ). Foi membro e presidente do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq e membro do Comitê de Área (Química) da CAPES. Durante anos foi presidente da Comissão de Ensino de Química do INEP/MEC.

Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSC. Foi Membro do Conselho Superior da CAPES. Participou de várias Comissões Especiais do MCTI. Foi membro do Conselho Consultivo da SBQ, por oito anos, Vice-Presidente e Presidente. Foi Diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da FAPESC, tendo coordenado a implantação do SIFAPS (Sistema de Indicadores das FAPs), 2007-2011.

 

 

  • Procuradora Jurídica – Ana Cláudia Mota

fa_juarez_r1_c1É graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), pós graduanda em Direito Público pela Faculdade Damásio. Membro da Comissão de Jovens Advogados da OAB/SC. Atuou como Assessora Jurídica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Possui experiência na área administrativa, adquiridos no desempenho de atividades junto a empresas de atuação, bem como na área de Licitações, Contratos e Convênios realizados com a Administração Pública. Ocupa o cargo de Procuradora Jurídica da FAPESC desde 2016.

 

Gerências

  • Gerente Técnico-científico – Deborah Bernett

fa_deborah

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento UFSC. Master em Gestão de Projetos de Inovação pela École de Mines de St. Ettienne FR. Graduada em Administração e Ciências Sociais – UFPR/PUCPR. Pesquisadora na área de Ciência Tecnologia e Inovação envolvendo temáticas interdisciplinares: inovação, empreendedorismo, capital social, desenvolvimento regional e sustentabilidade. Desde 2007, na FAPESC exerceu o cargo de Coordenadora de Projetos e Diretora Técnica Operacional.

 

  •  Gerente Adm. Financeiro e Contábil – Letícia Maria da Silva

fa_leticiaGraduada em Administração de Empresas – ESAG/UDESC – SC e pós-graduada MBA Gestão Estratégica de Negócios – FUNDASC/CRA/ESUCRI, e em Desenvolvimento Gerencial – FEPESE/UFSC. Tem experiência na área administrativa, financeira e comercial adquiridos no desenvolvimento de atividades junto a empresas de atuação, vivência na área de secretariado, coordenação de atividades necessárias e aplicáveis no desenvolvimento da função, dominando as áreas de planejamento, orçamento, desenvolvimento e organização. Na FAPESC há 14 anos, desde 2002 como coordenadora de projetos atuante na área Administrativa Financeira Contábil.

 

  • Gerente de Redes –  Juarez Lopes

fa_juarez

Graduado em Economia  pela UNIVALI, com pós graduação em Tecnologia, Desenvolvimento web, Gestão da Inovação, TI para Governo Eletrônico e Redes de computadores, tem experiência na área de redes, gerenciando e coordenando a RCT (Rede Catarinense de Tecnologia), desde 2005. No CIASC, exerceu os cargo de  Coordenador de Redes entre 2003 e 2005.

 

 

  • Gerente Técnico-operacional – Maria Cristina Hatz

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialização em Gestão de Pessoas pelo Fundação de Estudos e Pesquisas Sócios Econômicos (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional. Na FAPESC desde 2003 como coordenadora de projetos.