A FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira, 10/02, a lista dos 200 projetos selecionados para a terceira fase do programa Sinapse da Inovação em Santa Catarina.
Confira a lista com os 200 projetos selecionados: www.sinapsedainovacao.com.br/sc.
Entre os 200 projetos que seguem para a última fase do processo, 55 correspondem à temática Tecnologia da Informação e Comunicação; 38 à Tecnologia Social; 27 à Gestão; 22 à Eletrônica. Outros 17 escolhidos estão relacionados à Biotecnologia, 16 à Mecatrônica, 11 à Química e Materiais, 9 à Design e 5 à Nanotecnologia.
sinapse op v segunda fase
Quanto à distribuição geográfica dos proponentes, 60 são da Grande Florianópolis, 44 da região Norte do estado, 32 do Vale do Itajaí, 25 do Oeste, 25 do Sul e 14 da região Serrana. No total, as ideais são provenientes de 31 municípios catarinenses. As cidades com maior número de projetos selecionados foram Florianópolis (50 projetos), Joinville (32) e Blumenau (20).
Em relação aos participantes aprovados para a terceira fase, 34% são pós-graduados, 25% estão cursando o ensino superior, 22% têm curso superior concluído e 13% estão cursando a pós-graduação. Também apresentaram projetos pessoas com formação técnica (3%) e nos níveis médio (2%) e fundamental (1%).
Dos 200 projetos selecionados para a fase final, 72 foram submetidos por estudantes, professores e pesquisadores vinculados a 18 instituições de ensino. As instituições com maior número de ideias na terceira fase são a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 25 ideias, e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com 9.
Os autores dos 200 projetos selecionados deverão agora submeter um projeto de fomento na plataforma da FAPESC até o dia 29/02. A Equipe Sinapse da Inovação irá realizar, com o apoio de parceiros do programa, um evento presencial em cada uma das mesorregiões do estado para repassar as principais orientações para a próxima fase, bem como outras oportunidades adicionais de fomento e apoio técnico, conforme o cronograma.
 Ao fim da última fase, até 100 ideias serão contempladas e receberão R$ 60 mil em subvenção da FAPESC e outros benefícios de instituições parceiras do programa. Nesta edição, pela primeira vez, a FAPESC oferece ainda bolsas aos empreendedores. O resultado final será divulgado no dia 31/03.
Sobre o programa:

O Sinapse da Inovação foi concebido pela Fundação CERTI e apoiado pela FAPESC em 2008, com o objetivo de aumentar o investimento em inovação tecnológica no estado a partir da transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso. Desde a operação-piloto lançada em 2008, o programa já deu origem a quase 300 startups inovadoras e gerou mais de 1,2 mil empregos diretos e 94 patentes.

Fonte: Marcela Borges – Fundação CERTI