A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) vai figurar ao lado da Audi AG (empresa automobilística alemã) numa publicação sobre o projeto AWARE (Applied Network on Automotive Research and Education), ligado ao Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha e ao Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão. A atuaçao da Fundação e seu envolvimento com o AWARE serão descritos num capítulo a ser assinado pelo presidente Sergio Gargioni e inserido numa coletânea de textos pela Editora da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Também integrarão o livro a Fundação Certi, a Airbus, o Senac, e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
A FAPESC vai financiar parte do mestrado com dupla titulação (na Alemanha e no Brasil) para dois estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Eles serão selecionados entre os alunos de Engenharia Automotiva e Mecatrônica do campus Joinville, a fim de fazer a pós-graduação na Europa a partir de 2017.
“A cada aluno que vai, um vem”, destaca Anne-Sophie Lohmeier, coordenadora do projeto AWARE. Ela acertou detalhes para a concessão das duas bolsas num encontro ocorrido dia 4 de abril com o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, que integra o Conselho Consultivo do AWARE. Também participaram da reunião o diretor César Zucco e o vice-diretor do Centro da UFSC em Joinville, Prof. Maurício de Campos Parath. O último destacou que já vieram à universidade brasileira professores visitantes alemães, e está prevista uma visita com duração de um mês dos orientadores brasileiro à Alemanha, durante os mestrados que orientarão.
aware 5
Inspiração
A Fundação Araucária, com sede em Curitiba, foi a primeira do gênero a fechar parceria e assim bancar o mestrado com dupla titulação. A cooperação deu tão certo que será assinado o terceiro acordo em breve, permitindo a ida de mais alunos da UFPR. O objetivo é capacitá-los para atuar na indústria automotiva, mediante combinação de conhecimentos das Engenharias Elétrica e Mecânica, fora aspectos multidisciplinares.
“Na condição de presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), torcemos para que o êxito da cooperação internacional da FAPESC e da Fundação Araucária possa inspirar outros estados brasileiros”, disse Gargioni.
Em junho de 2016, ele foi à Alemanha participar do workshop Pesquisa e Educação e da inauguração do CARISSMA (Centro de Pesquisa Automotiva em Sistemas de Segurança Integrada e Áreas de Medição), além de conhecer laboratórios e setores de pesquisa de multinacionais.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC