Edital Finep/MCTI vai investir R$ 10 milhões em inovações com Materiais Avançados

Um edital lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) vai apoiar com R$ 10 milhões do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores na área de Materiais Avançados. Podem participar empresas de todos os portes. As inscrições começaram em 27 de julho e vão até 14 de setembro. Serão apoiadas atividades com nível de maturidade tecnológica de 4 a 7.

De acordo com o edital, são considerados Materiais Avançados aqueles que, devido a suas características ou processo tecnológico de preparação, têm a potencialidade de gerar produtos e processos inovadores de alto valor tecnológico e econômico, assim como agregar valor ou introduzir novas funcionalidades em produtos existentes. São exemplos os nanomateriais a base de carbono, como o grafeno, os metamateriais, polímeros avançados, materiais compósitos, ligas especiais, como as ligas envolvendo nióbio, entre outros.

Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, outros editais para Materiais Avançados estão previstos para 2020, já que o tema é uma prioridade do ministério. “A seleção faz parte de um grande esforço do MCTI para estimular e desenvolver a área de Materiais Avançados no país e agregar mais competitividade e produtividade ao setor produtivo nacional, além de fomentar a geração de mais empregos qualificados para a sociedade”, diz.

A íntegra do edital pode ser vista no endereço: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/645

Fonte: Ascom/MCTIC