Em uma conexão direta entre academia, setor produtivo e Governo, Rio do Sul recebe RotaSC

O RotaSC, inovação é nosso combustível, teve sua parada, desta vez, em Rio do Sul. A proposta pioneira, itinerante e inovadora de levar ações e oportunidades da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) às comunidades, avança pelo Estado e ocorreu no palco da Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí, a Fersul 2019, que integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, dos ministérios das Relações Exteriores e da Economia.

Na oportunidade o Secretário da SDE, Lucas Esmeraldino, reforçou o compromisso do repasse feito pelo governador, Carlos Moisés, de R$ 2,4 milhões para impulsionar o Centro de Inovação da cidade, o Parque Universitário Norberto Frahm. “Nosso objetivo é aproveitar as estruturas que já existem e aliar parcerias para investir no ecossistema, ampliando o projeto dos Centros de Inovação no Estado”.

Lucas Esmeraldino disse ainda que a inovação está em todos os setores do Governo. Como já ocorre nas nossas vinculadas como a Junta Comercial e nas ações das diretorias. “A inovação é o nosso combustível, o próprio ROTASC é algo inovador”, disse.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro Yuri Pinheiro, lembrou que Santa Catarina já é vista como referência em inovação, sendo que é o Estado com maior número de startups do país, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). “A proposta de ampliar parcerias, nos abre inúmeras possibilidades em todas as regiões e cidades. Como por exemplo, Luzerna com cerca de 6 mil habitantes que já tem um Centro de Inovação. Isto nos faz ver como a inovação está acontecendo em vários lugares e de várias formas”, completou.

O reitor da Unidavi, professor Célio Simão Martignago, propositor do encontro, falou sobre a importância da integração com o setor produtivo, academia e a sociedade. “Foi uma brilhante ideia, a Universidade só tem a crescer com esta conexão com a indústria, sociedade e com o Governo. Os investimentos no Centro de Inovação de Rio do Sul, vão permitir à população um local com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da região”, destacou.

Para o presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Eduardo Schroeder o Governo por meio da SDE mostrou ao cidadão do Alto Vale junto com a Associação, a importância desta união em prol do desenvolvimento das regiões.

Mais ações

O adjunto, Amandio Souza Junior, também lembrou que já está tramitando no Instituto do Meio Ambiente (IMA) o projeto de desassoreamento do rio Itajaí-Açu. Engavetado desde 2014, prevê a contenção das cheias e foi resgatado, a pedido da SDE e da Defesa Civil do Estado, por ser uma demanda antiga e necessária da região do Alto Vale do Itajaí.

“Desengavetamos o projeto de desassoreamento de 8.1 km no rio. Vamos investir nesta ação em Rio do Sul. Após a fase de licenciamento pelo IMA, a SDE deve liberar para a execução das obras recursos na ordem de R$ 3,8 milhões. Nosso objetivo agora é focar nas ações já planejadas”, confirmou Amandio.

A diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, Jaqueline Isabel de Souza, completou que o Vale do Itajaí sofre historicamente com as inundações e que o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o qual prevê ações de mitigações de cheias e Rio do Sul servirá para o melhoramento fluvial da região.

Os representantes das vinculadas puderam salientar o trabalho realizado em cada uma das instituições. “A Fapesc está muito próxima tanto no fomento da tecnologia e da inovação, com o incentivo de eventos. Temos vários programas, como por exemplo, o Sinapse da Inovação, que já completou 10 anos e é uma oportunidade de tirar as ideias do papel”, destacou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Holthausen.

O presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli, falou sobre as ações da Junta Comercial (JUCESC), para acelerar o processo de abertura de empresas e fomentar o empreendedorismo. “Estamos mudando a regra do jogo, onde o Estado acredita na palavra do empreendedor, 85% das empresas abertas são de baixo risco sanitário”.

A diretora de Empreendedorismo e Competitividade, Letícia Duarte Lemos destacou o programa Juro Zero, voltado para o Microempreendedor Individual (Mei) que só em Rio do Sul já concedeu cerca de R$ 4 milhões em créditos.

A iniciativa da SDE é uma realização da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), com apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi).

Com informações de Mônica Foltran – assessora de comunicação da SDE.

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom.