Uma delegação de embaixadores da União Europeia no Brasil conheceu empresas e ações governamentais em evento promovido no dia 30 de maio pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A visita faz parte da agenda da reunião anual dos embaixadores no Brasil, que cada ano é realizada em um estado diferente. Durante a visita à incubadora Celta, onde está localizada a FAPESC, também estiveram em duas empresas incubadas, a Wavetech e a Exact Sales.
Às 14h teve início o Seminário de Tecnologia e Inovação, aberto pelo presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, que apresentou o histórico da Fundação, contextualizando os principais programas e projetos apoiados. Em seguida, representantes de três empresas fizeram apresentações sobre seus trabalhos: Kiwa-BCS Brasil, Nanovetores e Welle Laser, sendo estas duas últimas empresas ex-incubadas e já graduadas no Celta.

IMG_6759_ed
Delegação de embaixadores da UE em visita ao Celta, ao lado do presidente da FAPESC, Sergio Gargioni (à esquerda) Foto: Rafael Paulo – Secretaria de Articulação Internacional

A Kiwa –BCS faz certificação e inspeção de produtos e processos, visando à segurança alimentar em diversos países e foi convidada pela delegação. O diretor da empresa, Marcelo Farias, falou que “vir até aqui e poder apresentar nosso trabalho a todas essas autoridades é uma oportunidade única porque dessa maneira podemos ter mais intervenções no segmento das indústrias para projetar nossa empresa não apenas dentro do estado.” A BCS (Bio Control System) é uma empresa alemã que chegou ao Brasil em 2000 e fundiu-se ao grupo Kiwa em 2014, tendo se instalado em Santa Catarina em 2015 por conta do ambiente favorável, com profissionais qualificados e alto índice de desenvolvimento.
As mesmas qualidades foram destacadas pelo chefe da delegação da UE, embaixador João Gomes Cravinho, para a escolha do estado como anfitrião da reunião anual dos embaixadores. “Visitando Santa Catarina, nós percebemos a ligação entre Ciência e Inovação que se transformam em resultados econômicos, e é feita melhor do que em qualquer outra parte do país. Nós descobrimos na Europa que este é o motor para a recuperação econômica, pois a Europa passou recentemente por um período difícil, e as regiões que mais se destacaram na recuperação econômica foram justamente as regiões inovadoras”, declara. Para ele, a visita serve para analisar a formação de parcerias entre regiões inovadoras da UE e do Brasil.
Após a FAPESC, os embaixadores se dirigiram ao Centro de Inovação ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia). A agenda da reunião anual se estendeu até o dia 1 de junho.
Os participantes da missão:
Alemanha – Embaixador Dirk Brengelmann
Bélgica – Embaixador Jozef Smets
Croácia – Embaixador Želiko Vukosak
Dinamarca – Embaixador Kim Hojlund Christensen
Eslováquia – Embaixador Milan Cigán
Eslovênia – Embaixador Alain Brian Bergant
Espanha – Embaixador Manuel de La Cámara Hermoso
Estônia – Cônsul em Brasília Reigo Ginter
Finlândia – Ministro Conselheiro Juha Savolainen
França – Embaixador Laurent Bili
Grécia – Embaixador Kyriakos Amiridis
Irlanda – Embaixador Brian Glynn
Países Baixos – Cônsul Geral em São Paulo, J. van Honk
Portugal – Embaixador Francisco Maria de Souza Ribeiro
República Checa – Chefe de Missão Adjunta, Cônsul Sandra Lang Linkensederová
Romênia – Embaixadora Diana Anca Radu
Suécia – Embaixador Per-Arne Hjelmborn
União Europeia – Embaixador João Gomes Cravinho
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC