Empreendedoras irlandesas participam de workshop do Sinapse

Nos dias 7 e 8 de dezembro, Florianópolis recebe a dupla de irlandesas Michelle O’Donnell Keating e Ann O’Dea, que fará palestra sobre a experiência da Irlanda com inovação, realizada no CELTA, e visitará instalações no Sapiens Parque. Michelle O’Donnell Keating é consultora de Empreendedores Sociais da Irlanda, e Ann O’Dea, CEO e co-fundadora da Silicon Republic, considerado o principal serviço de notícias de tecnologia e inovação da Europa. A visita chamada de Empoderamento e Liderança Feminina ainda prevê reuniões em São Paulo, até o dia 13 de dezembro.

O workshop do dia 7 será inserido no evento de encerramento da 5ª edição do Sinapse da Inovação, no qual serão apresentados resultados dos projetos apoiados no programa. As apresentações acontecem a partir das 17h, e às 18h terá início a palestra das irlandesas. Entre outros compromissos, a agenda das estrangeiras inclui reunião com o presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Perquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, acompanhada por Barry Tumelty,  Consul Geral da Irlanda no Brasil. No dia 8 de dezembro, Gargioni e Tumelty acompanharão a dupla em visitas a empresas do setor de inovação. Uma das paradas previstas é o Sapiens Parque.

Conheça os currículos das palestrantes

Michelle O’Donnell Keating é consultora de Empreendedores Sociais da Irlanda com foco em programa de escala de estágio. Seu objetivo é apoiar pessoas na ampliação de suas organizações, a fim de produzir o máximo impacto. Doutora em Relações Internacionais pela DCU, possui um mestrado em Relações Internacionais da DCU e uma licenciada em Negócios pela Universidade Central England. Michelle atualmente realiza palestras em economia política internacional na DCU.

Michelle é co-fundadora daWomen for Election, tendo passado quase 17 anos nos setores de Serviços Financeiros e TI, concentrando-se principalmente na área de gestão de projetos multinacionais e gerenciamento de mudanças, liderando e implementando mudanças organizacionais para organizações blue-chip na Irlanda, Reino Unido e Austrália, e combinava essas atividades a seus interesses políticos em seu tempo livre.

Ann O’Dea é CEO e co-fundadora da Silicon Republic, o principal serviço de notícias online de tecnologia e inovação da Europa, existente desde 2001. Ela participa do Comitê Consultivo do Conselho Digital da Juventude e do Comitê de Ciências Físicas, Químicas e Matemáticas da Royal Irish Academy. Atua como oradora e moderadora em eventos de tecnologia e em eventos da CTEM.

Ela é a fundadora da Inspirefest, um evento internacional de ciência e tecnologia, que está ganhando força ao romper o calendário de conferências de tecnologia tradicionalnamete masculinas. Foi premiada em 2015 pela Irish Computer Society por seu trabalho em defender mulheres na CTEM. Recebeu o prêmio Net Visionary da Irish Internet Association em 2015 por seu trabalho em garantir a visibilidade de modelos notáveis de mulheres em sua indústria e foi nomeada a “Mulher de mídia do ano” no Irish Tatler Women of the Year Awards em 2014. Em 2015, foi a primeira mulher a ser nomeada no Hall of Fame da Associação de Internet da Irlanda.