A empresa catarinense Pack ID Soluções de Tecnologia, de Chapecó, conquistou o primeiro lugar na competição internacional de aceleração de starturps, a AdMaCom, (Advanced Materials Competition) organizada pela rede INAM (Innovation Network Advanced Materials). A empresa participou do Sinapse da Inovação, Operação V, promovido pelo governo do Estado via FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com metodologia da Fundação Certi. A empresa da incubadora tecnológica da Unochapecó, que tem como sócios Caroline Dallacorte e Thales Akimoto, é voltada para soluções de temperatura na cadeia dos alimentos. O prêmio aos dois empreendedores foi um cheque de 10 mil euros (R$ 35.800).
 

pack-id
Da esquerda para a direita: Danny Kraust, diretor da Berlin Partner, os empresários Caroline e Thales, o conselheiro da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, e o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni.

Os empresários desenvolveram uma etiqueta adesiva com nanosensor de temperatura que auxilia as cadeias alimentícia e farmacêutica a monitorar seus produtos em tempo real, via desktop ou dispositivos móveis. O dispositivo RFID (identificação por radiofrequência) permite esse monitoramento, notificando a empresa ou indústria que não mantiver os alimentos em temperatura adequada para consumo. Dessa forma, ações preventivas podem ser tomadas instantaneamente, evitando que o produto seja adquirido pelo consumidor.
De acordo com Caroline, o ganho da solução tecnológica está na oferta de prevenção, pois estes ramos da economia perdem produtividade devido à falta de um serviço como este no mercado, pois ele garante a qualidade microbiológica e sensorial dos alimentos resfriados e congelados, preservando a integridade do consumidor.
A disputa na AdMacOM contou com 15 empresas internacionais, sendo cinco catarinenses. Dessas cinco, três fazem parte do programa Sinapse da Inovação. Junto com a Pack ID, contemplada na Operação V, também são do Sinapse a NanoScoping, contemplada na Operação IV, e a Due Laser, também da 5ª edição. As outras duas catarinenses são a Etax, de São Bento do Sul, e a Alkimat, de São José. Na premiação, realizada em Berlim no dia 10, além dos empresários Caroline e Thales, participaram Danny Kraust, diretor da Berlin Partner e coordenador do evento, o fundador e conselheiro da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, e o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni.
 
Fonte: FAPESC, com informações da UNOCHAPECÓ e da Fundação CERTI