Empresas mostram progressos obtidos com apoio do governo

Na próxima quinta-feira (14/03), inicia a série de eventos programados para mostrar ao público os resultados do Tecnova, programa da Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa) operado localmente pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Além de servir para prestar contas à sociedade sobre projetos desenvolvidos com subvenção econômica dos governos federal e estadual, o primeiro evento terá como palestrante convidado Mateus Bernardino, o qual abordará o tema Venture capital, a partir das 14hs, na ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).

O Tecnova é um programa de apoio à inovação tecnológica que vem acelerando o crescimento de 53 empresas de micro e/ou pequeno porte. Entre elas está a Odeme Equipamentos Médicos e Odontológicos, que nasceu em Luzerna, abriu laboratório em Joaçaba e a Odeme Dental Research Corporation em Miami (EUA).  Essa expansão se deve, em parte, ao apoio do governo estadual, já que a empresa recebeu recursos ao ser selecionada pelos editais Sinapse da Inovação, Apoio a Projetos de Cooperação Internacional para Inovação entre Empresas do Estado de Santa Catarina e do Estado de Berlim  e PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas), além de ter sido 1º colocada no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense, categoria Empresa Inovadora – Micro e Pequeno Porte Porte, em 2012. Com auxílio do programa Tecnova, criou a máquina de termociclagem OMC300 TS, capaz de testar a fadiga térmica dos materiais odontológicos.

Máquina de termociclagem OMC300 TS, criada com o último auxílio da FAPESC, por meio do programa Tecnova.

Foto: Divulgação/Odeme

 

 

Mais informações em http://www.odeme.com.br/ingles/empresa.php e no dia do evento, 14 de março.

 

Um total de 13 projetos serão apresentados na ACATE até as 18 horas de quinta-feira. No dia seguinte (15/03), mais 14 projetos estarão em pauta, na sede da mesma Associação.  Liede Antonini fará a palestra Propriedade Intelectual, a fim de repassar seu conhecimento sobre invenções, registro de marcas e patentes, entre outros assuntos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

O Prof. Dr. Andrés Dávila e o Eng. Mateus, da Odeme, que realizou a instalação e treinamento de pessoal após instalar três máquinas da empresa na Universidad San Francisco de Quito, Equador. A instituição contará com testes de escovação simulada, ciclagem térmica e diversos testes mecânicos a serem feitos pela mini universal Microtensile Machine, especialmente projetada para laboratórios de odontologia.

Foto: Divulgação/Odeme