Por meio de uma iniciativa pioneira no Estado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança o livro “Pecuária de corte vocação e inovação para o desenvolvimento catarinense”, publicação que sintetiza os resultados de 48 meses do projeto para o desenvolvimento da pecuária de corte catarinense. As pesquisas iniciaram em 2011 e foram realizadas em conjunto com a Associação e Sindicato Rural de Lages e Embrapa Pecuária Sul com o apoio financeiro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina) e Governo do Estado. O lançamento ocorre na abertura oficial da Expolages 2016, quinta-feira, 13 de outubro às 19h, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
capa-pecuaria-de-corte
O livro apresenta resultados obtidos em mais de 14 propriedades, dentre os quais estão a redução de idade de entoure de novilhas em um ano (de três para dois anos), aumento de 25% índice de natalidade, comercialização de terneiros mais pesados, abate de novilhos ao sobreano com cruzamentos orientados para o mercado, ofertando carne de qualidade.
O alcance do projeto recebeu reconhecimento daOrganização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o certificado de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, em 2015 e o Prêmio Expressão de Ecologia da FIESC/Editora Expressão na categoria agropecuária em 2013.
 
A pecuária de corte está presente em 87% dos estabelecimentos rurais do planalto sul catarinense, uma vocação natural da região, desde sua colonização a mais de 300 anos. Apesar de sua importância econômica, a atividade apresenta um perfil de baixo uso de tecnologias e gerenciamento dos recursos disponíveis, principalmente por não haver até o momento iniciativas de fortalecimento e desenvolvimento para o setor.
Os resultados do projeto apontam para a possibilidade consolidar a pecuária de corte como uma cadeia produtiva de valor no médio prazo. Promovendo o desenvolvimento sócio econômico de Santa Catarina, reduzindo o déficit de mais de R$1 bilhão gasto pelo Estado anualmente para importação de carne bovina de outros estados.
Para Cassiano Eduardo Pinto, engenheiro agrônomo da Epagri/Estação Experimental de Lages e coordenador do projeto, “o apoio da FAPESC foi fundamental por acreditar no financiamento de um projeto de desenvolvimento em uma das últimas cadeias produtivas do Estado a ser desenvolvida, a pecuária de corte”.
 
Fonte: Epagri – Estação experimental Lages