O Seminário de Pesquisa Interdisciplinar da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) recebeu da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a classificação E4 na área de Ciências Ambientais. O SPI é realizado anualmente pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Dinâmicas Globais e Regionais e terá sua 9ª edição nos dias 16 a 19 de outubro, com inscrições até 10 de setembro. A edição de 2016 teve apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) no edital PROEVENTOS.

A nota E4 é a maior entre as avaliações de eventos e leva em consideração a temática que agrega diferentes áreas do conhecimento, a publicação de anais com trabalhos selecionados por meio de avaliação pelos pares e composição dos comitês organizador e científico com pesquisadores de elevado reconhecimento na comunidade científica. “O SPI foi avaliado na área de Ciências Ambientais da CAPES no quadriênio 2013-2016 e obteve nota máxima, ou seja, o evento atende em sua plenitude ao conjunto de critérios avaliados. A FAPESC sempre foi parceira imprescindível do evento”, diz o professor Rogério Santos da Costa, coordenador do evento.
Toda edição do SPI gera um livro em que os melhores artigos são publicados. Os trabalhos científicos selecionados devem ter foco específico em uma das opções de Grupos de Trabalho (GTs) disponíveis. O IX Seminário de Pesquisa Interdisciplinar visa a difusão de pesquisas e debates de temas interdisciplinares, a partir de diferentes áreas de conhecimento. O lançamento do Livro e dos vídeos com as palestras deverá ocorrer em dezembro de 2017.