As startups catarinenses selecionadas na quinta edição do programa Sinapse da Inovação se reuniram no dia 10 de dezembro para aprimorarem seus negócios e interagir com outros empreendedores.
O workshop, realizado no SEBRAE, em Florianópolis, contou com a presença de 115 empreendedores, de 19 cidades de Santa Catarina, além de mentores e especialistas. Na ocasião, as startups receberam orientações na área de negócios, com o consultor da Fundação CERTI, Carlos Bizzotto, e para o desenvolvimento de seus produtos, com os professores do departamento de Design da UFSC, Luiz Salomão e Julio Montex.
workshop-sinapse-da-inovacao-dezembro-2016
 
O professor Orestes Alarcon, do departamento de Engenharia de Materiais da UFSC, esteve presente no evento e apresentou uma proposta de parceria para as empresas, para que possam trabalhar em conjunto com alunos do curso. O investidor anjo Marcelo Cazado, coordenador da Rede de Investidores Anjos da ACATE, também conversou com os empreendedores, apresentando alternativas para a captação de recursos e detalhando o passo a passo para a busca de um investidor no Brasil.
Segundo o diretor executivo do Centro de Empreendedorismo Inovador, da Fundação CERTI, Leandro Carioni, o evento contribuiu para a formação de uma comunidade empreendedora: “O Sinapse é um programa do Governo de Santa Catarina que ajuda a consolidar o ecossistema de empreendedorismo e inovação no estado. O programa está formando uma das maiores comunidades de startups do Brasil e neste evento, foram mais de 130 empreendedores e especialistas que se uniram para trocar ideias e experiências para o desenvolvimento dos seus negócios” afirma Carioni, que também foi um dos mentores do workshop.
Para o empreendedor Andrei dos Santos Silverio, um dos sócios da DoSul Sistemas, o evento foi muito bom para a troca de experiências: “A interação com o pessoal de outras empresas, de outras cidades, que vivem uma realidade diferente da nossa, nos ajuda a desenvolver melhor nosso produto e nosso mercado. Todos os sinápticos tem potencial de crescimento e com a ajuda das capacitações oferecidas, os caminhos vão se abrindo” conta Andrei sobre sua experiência no evento. De acordo com Armin Sonnenhohl, um dos sócios da Due Laser, as capacitações estão tornando a sua empresa mais funcional e ajudando a Due a enfrentar o mercado: “As capacitações, workshops e mentorias viabilizadas pelo Sinapse, estão sendo muito produtivas, nos tornando cada vez mais aptos a enfrentar o mercado e nos ajudando a fornecer para os cliente um produto que eles precisem e queiram comprar” afirma Armin.
Este foi o segundo workshop presencial realizado nesta edição, no âmbito da metodologia de pré-incubação do programa Sinapse da Inovação. O objetivo desta etapa é o aperfeiçoamento do produto das startups, o desenvolvimento do seu plano de negócios e a aproximação das mesmas com o primeiro cliente e investidores. Além das capacitações presenciais, os empreendedores receberam 40 capacitações online com palestras sobre temas que estimularam o seu desenvolvimento, como aspectos jurídicos, gestão de projetos, P&D e cooperação, marketing digital, vendas e negociação, processos produtivos, gestão financeira, pitch e storytelling. O programa contou com a parceria de grandes especialistas para a realização deste conjunto de capacitações, como as empresas Resultados Digitais, Exact Sales, Triaxis Capital, Narrative e Guimarães e Santiago Sociedade de Advogados.
O próximo encontro está previsto para março de 2017, quando os empreendedores devem apresentar sua evolução durante o programa.
Fonte: Portal Sinapse da Inovação