Evento em Chapecó fomenta o empreendedorismo e a inovação

“Pensar fora da caixa”, inovar, criar novas ideias de negócios, trabalhar em equipe, fomentar o empreendedorismo, aprender com outros profissionais e desenvolver uma empresa em 54 horas. Esses desafios marcaram o fim de semana para 76 participantes, de toda a região, no Startup Weekend Chapecó – maior evento de empreendedorismo e inovação do mundo. O evento foi realizado no Pollen Parque Científico e Tecnológico.

De acordo com a líder da edição, Isabela Pim, o Startup Weekend Chapecó deste ano representa uma importante retomada dos eventos presenciais para o ecossistema da inovação. “Foi emocionante e todos os envolvidos estavam com expectativa porque a proposta traz vivência e desenvolvimento”, explicou. Foram apresentadas dez ideias de negócios em diferentes segmentos ligados à tecnologia. 

O participante Leonardo Barros, de 23 anos,é de Teresina (Piauí), mas mora em Chapecó há quatro anos. Formado em Ciências da Computação aprovou a iniciativa, principalmente, por sua metodologia diferenciada. “Nos tira da zona de conforto porque para aplicar uma ideia de uma empresa em três dias é necessário utilizar todas as ferramentas e os conhecimentos dos integrantes da equipe”, analisou.

Ele comentou que a ideia de negócio apresentada por seu grupo teve como objetivo facilitar a busca de estudantes que vem de outros municípios e regiões para estudar no município e pretendem dividir apartamento. “Pelo site que desenvolvemos com a análise de perfil a intenção é proporcionar um convívio melhor, reduzir o tempo de procura e evitar a necessidade de mudanças por falta de adaptação”, argumentou Barros. As pesquisas da equipe revelaram que Chapecó tem mais de 12 mil universitários.

Para o mentor, Cleiton Paris, que atua na área de sistemas da informação, a avaliação desta edição é muito positiva porque auxilia a levantar ideias inovadoras e prepará-las para o mercado. “Foi a primeira vez que participei como mentor e já pretendo estar nas próximas edições”, antecipou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, parabenizou todos os envolvidos que representam a nova economia regional. “Estamos no melhor lugar do mundo para fazer parte deste processo de inovação. Parabéns a todos porque vocês são protagonistas do desenvolvimento de novas ideias e de novos projetos que atenderão demandas atuais e futuras”, enalteceu.

EVENTO

O Startup Weekend foi criado e mantido pela aceleradora americana Techstars, com operação exclusiva do Distrito no Brasil, e tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC, por meio do projeto Startup SC. Essa edição tem como patrocinadores: AMBEV, FAPESC, Bossanova, ACIF, Nuvini, Invisto, A55, DOT, 49 Educação, Central AILOS, Silva, Santana & Teston, Questum, Ágora Tech Park, Abstartups, Blusoft, Pollen Parque e ACATE. Os patrocinadores locais do evento foram: Gatilho, Sebrae/SC, IXC Soft, UFFS, Unochapecó, Pollen e Sicoob.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site