O 1o Workshop sobre  Frutificação e Adubação de Pereiras será realizado em São Joaquim,  a partir das 8h30 do dia 17 de agosto de 2016. Apoiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o evento é direcionado a estudantes, técnicos, fruticultores e outras pessoas interessadas em reduzir a dependência do Brasil do mercado internacional no que se refere às peras.
O país importou aproximadamente 90% do total de peras consumidas em 2016 (186,696 mil toneladas). Apenas 10% veio de pomares de pereiras das regiões Sul e Sudeste (São Paulo e Minas Gerais). Essa pequena produção se deve à carência de informações tecnológicas que permitam adaptar a espécie Pyrus communis L. às condições climáticas brasileiras. “Também faltam recomendações mais precisas sobre as melhores cultivares, porta-enxertos, combinações cultivares porta-enxertos, polinizadoras adequadas, controle do crescimento vegetativo, aumento da frutificação efetiva, práticas de manejo de pragas, doenças e recomendação de adubação”, disse Jucinei José Comin, Doutor em Agronomia e Professor Titular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Em virtude disso, nas últimas décadas houve muitas pesquisas sobre  o assunto. Em 2010, um grupo de pesquisadores vinculados à UFSC, à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Santa Catarina (Epagri) fizeram experimentos no Planalto Serrano Catarinense. Depois foram realizados estudos sobre as práticas de manejo mais adequadas de plantas de cobertura em pomares, com participação de outras Instituições, como Embrapa Uva e Vinho, UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e UNESP  (Universidade do Estado de São Paulo/Campus Registro).
“Observamos que a aplicação de doses de fontes de nitrogênio (N),  – como ureia e fontes orgânicas,  entre elas, dejetos de aves – não afetam a produtividade das pereiras, mas em algumas safras podem depreciar parâmetros de qualidade das frutas, diminuindo a firmeza de polpa de frutos”, explica o professor, do Centro de Ciências Agrárias/Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC. “Além disso, nós não observamos incremento de produção e pouco impacto na qualidade de frutos de pereiras submetidas a aplicação de doses de fósforo (P) e potássio (K)”.

Coordenado pelo Prof. Jucinei José Comin, o 1o Workshop sobre  Frutificação e Adubação de Pereiras é uma promoção da Epagri, UFSM e UFSC, com apoio da UNESP e do Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Contaminação de Solos (GEPACES).
Mais informações do evento poderão ser obtidos pelos sites www.gepaces.com.br e www.epagri.sc.gov.br.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC