Evento une academia, indústria e governo em torno da engenharia aeroespacial

Acontece, nesta terça-feira, no Ágora Tech Park, em Joinville, o 2º Workshop SC2C.Aero (Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais). Será a partir das 9h e terá a presença de representantes da SAAB (empresa sueca fabricante do caça Gripen), da Avibrás (companhia brasileira de produtos e serviços bélicos), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos).

O Centro de Convergência, ligado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi criado em 2017 com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A intenção desta segunda edição do workshop é aumentar a colaboração nacional e internacional no campo das Tecnologias Aeroespaciais ao colocar em contato indústria, governo e academia. “A comunicação entre esses três agentes é o que queremos através de um ambiente que favoreça a discussão de ideias e propostas para o setor aeroespacial, estratégico para o país”, afirma o Prof. Victor De Negri, coordenador do SC2C.Aero pela UFSC.

O evento será aberto às 10h por De Negri, com uma introdução sobre o SC2C.Aero, nas palavras dele uma “rede que opera para identificar oportunidades de financiamento e externar o que se faz em Santa Catarina em termos de Engenharia Aeroespacial”.

O Secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Amandio J. da Silva Jr., estará no evento. Às 13h15min, ele participará,  juntamente com o coordenador de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil, Comandante Antônio A. Murat, e da diretora do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, Alessandra Holmo, da mesa-redonda “Ambiente para Pesquisa e Inovação”, a ser moderada pelo Prof. Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior, do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC. Às 14h15min, será a vez da apresentação do Prof. Peter Krus, da Universidade de Linköping (Suécia).

Para encerrar o evento, a Professora Talita Possamai conduzirá uma visita às dependências do curso de graduação em Engenharia Aeroespacial, que é oferecido no campus da UFSC em Joinville.

Colaboração: Divulgação EMC/UFSC