Até o dia 14 de fevereiro o Shopping Neumarkt Blumenau abriga a exposição itinerante Nossas Florestas, com resultados do Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina (IFFSC).  O projeto é coordenado pelo Departamento de Engenharia Florestal da FURB (Universidade Regional de Blumenau), mas já contou com pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e recebe apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) desde 2007.
inventario floristico florestal sc expo 2
A exposição está sendo montada em diferentes lugares desde novembro, começando na FURB, e conta com fotografias, equipamentos utilizados em campo pelos pesquisadores, material bibliográfico, banners e material vegetal. O conjunto mostra como são feitos os levantamentos de áreas florestais, os tipos de florestas e de plantas encontrados em Santa Catarina, os resultados obtidos, as perspectivas, quanto de floresta ainda existe no estado e as condições em que se encontra. “A exposição foi criada para levar de forma clara, simples, colorida e interativa os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe IFFSC ao longo dos últimos 8 anos.Esperamos que a exposição ajude a esclarecer dúvidas e ajude na conscientização da importância das florestas para a qualidade de vida”, diz Manoela Drews de Aguiar, engenheira florestal do IFFSC e uma das idealizadoras da exposição.
Santa Catarina foi estado o pioneiro no levantamento de seu patrimônio florestal, por meio do Projeto Inventário Florestal Nacional. Os estudos começaram em 2007, com medições em 440 trechos de floresta (Unidades Amostrais) distribuídos pelo Estado, com o objetivo de conhecer quanto existe árvores e outras plantas, seu tamanho e distribuição, conhecer as plântulas jovens que surgem para substituir as mais velhas. “Essa quantidade de Unidades Amostrais foi necessária para que pudéssemos fazer uma inferência estatística disso e muito mais coisas para todo o Estado”, explica Manoela. Os resultados das pesquisas renderam sete volumes de livros do IFFSC.
inventario floristico florestal sc expo
Os pesquisadores estão agora finalizando o segundo ciclo de pesquisas do Inventário está, com a remedição de 80 Unidades Amostrais, a fim de conhecer  a dinâmica das florestas e poderem informar como elas funcionam e se estão se mantendo ao longo do tempo. “Ainda trabalhamos com os dados do primeiro ciclo com auxílio de estatísticas para sabermos exatamente a quantidade e a qualidade de nossas florestas. Mas agora também temos o interesse de conhecer quais árvores morreram depois da primeira medição, quais aumentaram de tamanho, quais árvores jovens cresceram e quais morreram”, detalha a engenheira.
Qualquer pessoa que possui ou administra um espaço com circulação de pessoas para visitação pode receber a exposição Nossas Florestas, sempre de forma gratuita. Para manifestar interesse em receber a exposição, o contato pode ser feito pelo e-mail manooaguiar@gmail.com ou pelo telefone (47) 32216047.
Por: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC