Prazo prorrogado: FameLab Brasil chega à sua quarta edição

Estão abertas as inscrições para a quarta edição brasileira do FameLab, a maior competição de comunicação científica do mundo, produzido e criado pelo Cheltenham Science Festival, e co-produzido pelo British Council. As inscrições foram prorrogadas até 13 de fevereiro de 2020.

Podem se inscrever para participar da seleção: pesquisadores das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina (STEMM na sigla em inglês), com fluência em inglês e português e com mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior brasileira reconhecida pelo MEC.

Para participar, é preciso enviar um vídeo de até seis minutos (três em português, três em inglês), explicando um conceito científico de forma simples e clara.

Ao todo, serão selecionados 30 semifinalistas, que se reunirão em São Paulo para participar de uma série de workshops voltados à comunicação científica. Depois dos treinamentos, os participantes farão uma nova apresentação que vai selecionar os dez finalistas.

A rodada final do FameLab acontece em 8 de maio, durante um evento aberto ao público e com jurados especializados, que vão selecionar o campeão da disputa com base em três critérios: conteúdo, clareza e carisma.

O vencedor do FameLab vai viajar para a Inglaterra e representar o Brasil no FameLab Internacional, que acontece durante o Chelthenham Science Festival, em junho de 2020.

O FameLab é realizado desde 2005 e hoje está presente em 32 países ao redor do mundo. Seu objetivo é fomentar a divulgação e a popularização do conhecimento científico.

No Brasil, o FameLab é organizado pelo British Council Brasil e tem parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Para ler o edital completo e inscrever-se na competição, acesse o site do British Council: www.britishcouncil.org.br/famelab.

Sobre o British Council

British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: www.britishcouncil.org.br.

Fonte:  British Council