FameLab Brasil divulga nomes dos 30 semifinalistas

Nesta segunda-feira, 9 de abril, foram divulgados os 30 semifinalistas da edição brasileira do FameLab 2018, o maior concurso de comunicação científica do mundo. Organizado pelo British Council e destinado a pós-graduandos e pós-graduados das áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia, o concurso acontece em 32 países e está em sua terceira edição no Brasil. São 16 homens e 14 mulheres de seis unidades federativas: São Paulo (12); Rio de Janeiro (6); Espírito Santo (5); Minas Gerais (2); Goiás (2); Distrito Federal (1); Ceará (1) e Bahia (1).

Seguindo uma tendência já verificada na edição anterior, a grande maioria dos candidatos selecionados (23) é da área de Ciências da Vida: Biólogos, Biomédicos, Odontólogos, Médicos, profissionais de Educação Física, entre outros. Apenas sete concorrentes são das áreas de Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharia. No ano passado, dos 20 semifinalistas, apenas três eram das áreas de Exatas, Tecnológicas e Engenharia – que, contrariando a expectativa, foi a área da qual saiu o campeão, Felipe Lima da Costa. Para concorrer ao FameLab, bastava produzir um vídeo de três minutos, sem edição ou apoio de dispositivo eletrônico, explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando seu impacto na vida cotidiana.

A maioria dos semifinalistas (17) é não bolsista; cinco são bolsistas daFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); quatro são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), dois da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); um da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e um daFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES).

Agora, a competição segue para a próxima etapa: os 30 semifinalistas ficarão de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro e serão treinados pela especialista britânica em comunicação científica, Emily Grossmann, para uma apresentação ao vivo no Museu do Amanhã. Entre eles, serão selecionados dez finalistas, que passarão por novo treinamento e farão outra apresentação, em 27 de abril, para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.

A final nacional será realizada no Museu do Amanhã, em 27 de abril, a partir das 18h. Neste dia, o público poderá escolher seu candidato favorito, por meio da votação popular. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Inscreva-se em: www.famelab.com.br

No Brasil, o FameLab conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações: www.famelab.com.br

Serviço:

Final nacional – Famelab Brasil 2018

Data: sexta-feira, 27 de abril de 2018

Horário: a partir das 18h

Local: Museu do Amanhã – auditório da Praça Mauá, 1 – Centro

Fonte: Acadêmica – Agência de Comunicação