Prorrogado prazo para submissão de propostas da chamada Water JPI

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) aderiu à chamada lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e em conjunto com a União Europeia por meio da Iniciativa Water Joint Programming Initiative – Water JPI.

Os temas de pesquisa da Chamada devem responder a desafios em avaliação dos efeitos de múltiplas pressões (como mudanças hidromorfológicas, poluição antropogênica, contaminação biológica e riscos naturais) sobre ecossistemas e serviços ecossistêmicos; ferramentas e abordagens de adaptação e mitigação; desenvolvimentos de sistemas para acesso universal a água segura para consumo; tratamento e reciclagem de resíduos.

Cada proposta submetida às Fundações deve ter um pesquisador proponente brasileiro e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada. Atendida a composição mínima exigida, a participação de pesquisadores parceiros de outros estados brasileiros é encorajada. A pré-proposta deve ser submetida até o dia 11 de dezembro no seguinte link: https://aap.agencerecherche.fr/_layouts/15/SIM/Pages/SIMNouveauProjet.aspx?idAAP=1197  

As exigências e especificações de cada Estado devem ser consultadas na Fundação correspondente, bem como os recursos disponíveis financiados por cada unidade da federação. A chamada está organizada em duas etapas. Na primeira, com prazo até 11 de dezembro de 2017, o coordenador da proposta deve seguir os procedimentos descritos na chamada internacional.

A ficha informativa sobre a chamada está disponível neste link.

Mais informações: http://www.waterjpi.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=583&Itemid=1097

 

Fonte: CONFAP