Um programa interinstitucional focado na Cultura da Inovação no Governo, e que conta com a participação de 14 órgãos governamentais, está mobilizando os funcionários da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Quatro deles vêm se reunindo na sede da Softplan, patrocinadora master do programa “HubGov: Governo do Futuro”, para compartilhar conhecimentos, técnicas e ferramentas práticas com os colegas. São noções e práticas de design thinking, planos modelo canvas, design de processos, metodologia sobre pensamento sistêmico, comunicação e relacionamentos, liderança e engajamento com propósito em comum e outras tendências mundiais dos ambientes corporativos inovadores.

Para a FAPESC foi definido que o principal desafio nessa empreitada é a otimização da gestão de processos de CT&I. “Toda a equipe da Fundação precisa se recriar, seja na forma de pensar ou no modo de fazer, para conseguirmos melhor qualidade de vida e novos e melhores resultados, em todos os níveis e setores. Assim podermos prestar melhores serviços para a sociedade catarinense”, diz Randolfo Decker, coordenador de projetos de inovação na FAPESC que faz parte da equipe de apoio do programa, conduzido pela WeGov . A empresa auxilia os participantes a identificar gargalos nos procedimentos institucionais, propor soluções e mostrar resultados ao público externo.
“A ideia do HubGov é implantar práticas inovadoras de forma perene. Nós estamos sendo capacitados por consultores da WeGov, junto com outros órgãos, com uma série de oficinas, palestras e ações colaborativas ”, explica Leonardo de Lucca, outro coordenador de projetos na FAPESC. Ele e os colegas Edson Veran e Juarez Porto também participam da equipe de apoio, que recebem o treinamento ao longo de seis meses, encerrando em setembro de 2017.
Eles estão afinando o discurso e ações em termos de mudanças e inovação, planejando adotar, de forma colaborativa, ferramentas gerenciais como o mapeamento de processos e projetos para melhorar os resultados do trabalho, sempre pensando em pessoas, processos e uso de tecnologias.  Até final de setembro, estão previstos pelo menos dois ou três encontros mensais com equipes reunindo os 60 profissionais nesta Fundação e uma palestra mensal com um convidado externo (que falará sobre inovação em gestão, de tecnologias e processos).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC