A chamada PROEVENTOS 2016-2017, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), contemplou 141 eventos ligados à ciência em todo o estado. Os recursos disponíveis foram da ordem de R$ 1,95 milhão e atenderam eventos de 18 instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão diferentes, como UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) e UNIBAVE (Centro Universitário Barriga Verde). A chamada anterior havia disponibilizado R$1,8 milhão em recursos.
Em andamento até fevereiro, o PROEVENTOS 2016 apoia eventos como congressos, seminários, simpósios e semanas acadêmicas das mais diversas áreas do conhecimento (gráfico), com abrangência nacional (40), estadual ou regional (63) e internacional (38). Segundo Gilberto Montibeller, um dos coordenadores de projetos da FAPESC responsável pela chamada, o destaque deste ano foi a descentralização dos eventos, tendo aumentado principalmente na região Oeste, onde aconteceram 31. Em relação às outras regiões, ocorreram 46 eventos na Grande Florianópolis, 20 no Sul do estado, 18 no Vale do Itajaí, 9 na região Serrana e 17 no Norte catarinense.
 
proeventos-grafico
Um exemplo de evento fora dos grandes centros foi a primeira edição do HOJE! – Encontro para Inovação, que atraiu 1500 participantes e foi realizado em Concórdia, pela UnC (Universidade do Contestado). Para o coordenador de projetos da FAPESC Randolfo Decker, que participou do evento e representou a Fundação, nunca havia ocorrido um evento sobre inovação na região com essas proporções, que conseguiu reunir academia e setor empresarial e contou com a presença de palestrantes de vários estados. “O evento mostrou o potencial econômico e de inovação da região, além de promover discussões para estimular o espírito do empreendedorismo”, disse.
O edital foi dividido em três fases de submissão de propostas, apoiando eventos programados de março deste ano até fevereiro de 2017. O cronograma do edital encerra com o XIV Workshop da Rede de Pesquisadores de Cidades Médias, da UNOCHAPECÓ (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), em 28 de fevereiro. Na sequência inicia o apoio aos eventos selecionados na fase 1 da chamada 2017, que já está aberta e tem submissão da primeira fase até 20 de janeiro.
Galeria de fotos de eventos apoiados pela FAPESC em 2016:
 

 
Fonte: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC