O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) promoveu a palestra ‘Oportunidades para os pesquisadores catarinenses no contexto do convênio entre o Fundo Newton e a Fapesc’. O evento ocorreu no dia 3 de maio, na Unidade Pedra Branca. A palestra foi ministrada pelo coordenador de projetos da Fapesc e professor da Unisul Leonardo De Lucca.

O coordenador do PPGCS, professor Jefferson Traebert, afirma que desde a aprovação do Researcher Connect, que ocorreu no início do ano, surgiu a ideia de trazer o gestor do Fundo Newton na Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc). “Para trazer aos nossos pesquisadores um pouco mais de conhecimento sobre os trâmites necessários para aprovação e execução de um projeto com o dinheiro do Fundo Newton por intermédio da nossa Fapesc. Então o professor Leonardo veio nos trazer essas informações preciosas que nos ajudam a montar um projeto de pesquisa consistente e persuasivo para que a gente possa competir para receber, ganhar esse fomento internacional”, contextualiza.
O coordenador de projetos da Fapesc Leonardo De Lucca, também professor na graduação de Educação Física da Unisul tratou dos apoios de cooperações internacionais entre a Fapesc e o Reino Unido, novos apoios que estão surgindo entre a Fapesc, o Conselho Europeu de Pesquisa e o Horizonte 2020, que é um conjunto de iniciativas de colaboração entre o Brasil e a União Europeia. “Essas parcerias possibilitam o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, no caso, a Europa e principalmente o Reino Unido. E possibilidade de estudantes brasileiros irem para Europa, de pesquisadores britânicos e de outras partes da Europa virem ao Brasil participar de atividades de pesquisa, com grupos de pesquisa brasileiros”, conclui.

Fonte: Unisul Hoje