Um total de 40 propostas conjuntas de pesquisadores brasileiros e britânicos foi aprovado na chamada entre CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e as UK Academies, lançada em 2016. FAPs de 9 estados participaram da chamada, e 7 delas apoiarão projetos que serão desenvolvidos em suas respectivas unidades da federação: FAPDF (Distrito Federal), Fundação Araucária (Paraná), FAPESPA (Pará), FAPESC (Santa Catarina), FAPEMIG (Minas Gerais), FACEPE (Pernambuco) e FAPESP (São Paulo).

Santa Catarina foi o segundo estado que mais teve propostas aprovadas, com 8 projetos que serão apoiados pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Serão apoiadas pesquisas nas mais diversas temáticas, como segurança e proteção de dados, mortalidade materna, agricultura familiar, neurociências e nutrição. Das propostas, seis envolvem pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e uma será em colaboração com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). A lista dos contemplados na chamada está disponível neste documento.
O objetivo do edital é trazer pesquisadores britânicos a instituições brasileiras por períodos que variam de 15 dias a 4 anos, em três modalidades, Fellowships, Research Mobility e Young Investigator (esta última apenas no estado de São Paulo). Eles irão desenvolver estudos com seus parceiros locais nas mais diversas áreas de conhecimento: Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas.
O CONFAP recebeu 38 propostas, sendo 22 elegíveis à chamada e aprovadas. O valor investido nas propostas submetidas pelo sistema SIGCONFAP (não incluindo a FAPESP) será de aproximadamente R$441 mil. Esta foi a terceira chamada com as UK Academies lançada desde 2014, quando foi estabelecida a parceria entre o Fundo Newton e o CONFAP. Mais de 80 pesquisas já foram apoiadas pelos editais anteriores.
 
Fonte: CONFAP, com adaptações