Até o dia 11 de junho estará aberta a chamada 2017-2018 do Researcher Connect, do Conselho Britânico, que promove workshops de comunicação científica para pesquisadores aperfeiçoarem suas habilidades em escrever artigos na língua inglesa. Esta já é a terceira chamada do programa à qual a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) adere.  Nos dois primeiros anos em que foi lançado o edital, quatro workshops já foram promovidos no estado, todos em diferentes Instituições de Ensino Superior.  O edital está disponível neste link.

Cada instituição pode sediar um único curso por ano, com duração e três dias. No caso de uma única instituição proponente para todo o Estado, dois cursos por campi poderão ser realizados. Os workshops deverão acontecer de agosto de 2017 a março de 2018. A FAPESC irá selecionar o coordenador do curso, que fará a proposta e pode ser representante de Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Departamento e Programa de Pós-Graduação.
O processo de seleção dos participantes, que serão entre 20 e 25, ficará a cargo a da instituição. Eles devem ser estudantes de doutorado, pós-doutorado ou professores em início de carreira (com até 10 anos de formação), com nível de proficiência em língua inglesa padrão B1.
Os cursos serão ministrados em inglês, com o auxílio de pesquisadores britânicos, em quatro modalidades: foco na escrita de propostas, escrita e colaboração acadêmica, foco em pesquisa colaborativa, e foco em habilidades acadêmicas.
A FAPESC irá oferecer de R$ 10 mil a R$12,5 mil para a realização dos workshops, como contrapartida ao valor investido pelo Conselho britânico e pelo Fundo Newton. O Researcher Connect teve adesão de FAPs de 15 estados brasileiros por meio do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC