A alta do dólar e a inflação dos últimos anos levaram o governo estadual a complementar verbas para viabilizar a continuidade do projeto Captura de gás carbônico proveniente da combustão de carvão mineral, executado pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC). A assinatura do termo aditivo para o repasse de R$647 mil marcou a abertura do V Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, dia 29 de maio, em Criciúma, prestigiada por Sergio Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
Ele havia visitado em 2012 a empresa National Energy Technology (NETL), que tem prestado consultoria ao projeto da SATC. Suas tecnologias estão presentes em 85% das usinas de energia dos Estados Unidos e vem sendo aplicadas em Santa Catarina por meio do Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL), inaugurado em 2013 com apoio financeiro da FAPESC.
Agora, parte dos recursos oriundos do novo aditivo servirá ao pagamento de serviços de consultoria da NETL e da Adsorption Research Inc. (ARI). Outra parte permitirá a compra de equipamentos e material para o Laboratório de Captura de gás carbônico, conforme explicado no ofício enviado à FAPESC em abril. “Ressaltamos que esses acréscimos são em itens já apoiados no início do projeto e que não haverá nenhuma inclusão de itens além dos já previstos”, diz o diretor-executivo da Associação, Fernando Luiz Zancan. “A FAPESC foi fundamental pelo apoio à SATC e ao nosso Centro de Tecnologia, cumprindo sua missão.”
Cabe à Fundação repassar 80% dos recursos provenientes de um fundo chamado Compensação Financeira pela Exploração Mineral em projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação do setor de mineração do carvão catarinense. O restante vai para a concessão de bolsas a alunos carentes da região da Bacia Carbonífera de SC.
 

O termo foi assinado por Gargioni e Zancan, este último presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral.

O V Congresso Brasileiro de Carvão Mineral recebeu apoio da FAPESC por meio do edital PROEVENTOS e foi realizado até o dia 1 de junho. Sobre isso, leia notícia em
https://www.fapesc.sc.gov.br/criciuma-recebera-congresso-brasileiro-de-carvao-mineral/.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC