Está aberta até o dia 30 de novembro chamada de apoio à cooperação entre empresas catarinenses e do estado de Berlim na área de fotônica. O edital lançado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) tem um aporte total de R$250 mil e apoiará o desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores.

O edital contemplará projetos de até R$ 50 mil, com duração de um ano, que desenvolvam tecnologias ópticas avançadas como lasers, fotossensores, fibras ópticas, emissores de luz, bem como seus processos de análises, fabricação, produção, qualificação e aplicação. A empresa beneficiária deverá oferecer contrapartida econômica de pelo menos 5% do valor recebido, a título de subvenção econômica. A chamada pode ser consultada neste link. A previsão é de que as empresas selecionadas sejam divulgadas em 31 de janeiro de 2018.
A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I) entre a FAPESC e o Departamento de Economia, Tecnologia e Pesquisa do Senado do Estado de Berlim, Alemanha. Esse acordo é uma das ações da parceria firmada entre a SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e o estado de Berlim em 2014.
Com a finalidade de aproximar empresas, além do edital, será realizada de 17 a 20 de outubro uma Missão Empresarial de Inovação em Fotônica a Berlim.  A Missão, organizada pela Fundação CERTI, inclui visitas, reuniões e matchmaking com empresas de referência do ecossistema de inovação alemão, tais como: OSRAM, Zeisse, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) de Berlim/Brandemburgo. Também estão previstas visitas aos parques tecnológicos, centros de inovação, laboratórios-fábrica, agentes e programas de fomento, além de instituições de C&T&I em fotônica daquela região. Mais informações sobre a Missão estão disponíveis em http://certi.org.br/cooperacaoscberlim/.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações da Fundação CERTI