Por meio de um acordo entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e a rede de Universidades Italianas, representada pela Universidade de Bolonha, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) lançou a Chamada Pública para mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras na Itália (Mobility Confap Italy – MCI).
A chamada busca oferecer suporte a candidatos interessados em trabalhar com pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas instituições italianas. Em Santa Catarina serão oferecidas duas bolsas para doutorado sanduíche, pelo período de seis meses.  Acesse aqui a Chamada Mobility Confap Italy – MCI.

Além do Estado de Santa Catarina, participam da Chamada, por meio de suas respectivas Fundações os seguintes Estados: Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Distrito Federal (FAPDF), Alagoas (Fapeal), Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Minas Gerais (Fapemig), Piauí (Fapepi), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Norte (Fapern), Espírito Santo (Fapes), Bahia (Fapesb), São Paulo (Fapesp), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Sergipe (Fapitec), Tocantins (Fapt) e Mato Grosso do Sul (Fundect).
As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo.
Podem participar estudantes de Doutorado, para os quais será oferecido suporte exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos apoiados pela Chamada. Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.
Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital. O formulário para candidatura estará disponível no site http://sigconfap.ledes.net até o dia 08 de agosto de 2017.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Confap, com acréscimos da FAPESC.