Fapesc lança editais suplementares do PELD e Protax

Lançamento ocorreu em Lages junto com outras ações do Governo do Estado
Foto: Maurício Vieira/Secom

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), assinou, durante visita do governador Carlos Moisés a Lages, os editais suplementares de duas chamadas públicas nacionais: o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia Biológica, o Protax. Além do valor investido pelo Governo Federal, serão aplicados outros R$ 560 mil do orçamento estadual.

“Esses editais foram articulados através da interlocução do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, o Confap, da qual a Fapesc é membro, e o CNPq. Essas chamadas públicas são essenciais para o desenvolvimento da pesquisa na área biológica, da biodiversidade, e para Santa Catarina não é diferente, temos uma biodiversidade relevante e a Fapesc quando apoia de forma suplementar esses projetos mostra a força que a ciência de Santa Catarina tem e a importância que esse tema tem para o nosso estado”, destaca o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

O PELD é uma parceria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e tem o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de sítios de pesquisa ecológica de longa duração em ecossistemas brasileiros e que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O PELD financia uma rede de sítios de pesquisa distribuídos nos diferentes biomas brasileiros, no desenvolvimento de projetos que abrangem estudos sobre efeitos de um amplo escopo, como, por exemplo, mudanças climáticas, perda, fragmentação e degradação de ambientes naturais, destruição de habitats, super exploração, invasão de espécies, assim como ações de conservação ou restauração de ecossistemas nativos, tendo em vista a sustentabilidade ambiental.

O valor global disponibilizado pelo Governo Federal é de R$ 15 milhões, sendo R$ 14 milhões do CNPq e R$ 1 milhão do MCTI. As propostas de sítio de pesquisa PELD poderão solicitar o valor máximo de financiamento de R$ 500 mil. Desse valor, até R$ 100 mil poderá ser solicitado em custeio e até R$ 400 mil em bolsas.

As propostas catarinenses aprovadas poderão solicitar o cofinanciamento da Fapesc, que destinará o valor global de R$ 400 mil, dividido entre os projetos qualificados junto a Chamada Pública CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs nº 21/2020.

O cofinanciamento será de até R$ 200 mil por projeto e deverá seguir a ordem de classificação dos projetos recomendados pelo Comitê Permanente de Avaliação e Acompanhamento (CPAA), seguindo o resultado final divulgado pelo CNPq.

Bolsas para estudos de Taxonomia Biológica

A parceria entre o CNPq, MCTI e as FAPs também resultou no Edital de Chamada Pública para o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia Biológica, o Protax.

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, através da formação de recursos humanos especializados na área da Taxonomia Biológica envolvendo grupos botânicos, zoológicos ou microbiológicos.

O valor investido pelo CNPq é de R$ 6 milhões, sendo que cada projeto aprovado receberá o valor máximo de até R$ 250 mil em bolsas de formação e pesquisa.

As propostas catarinenses aprovadas poderão solicitar o cofinanciamento da Fapesc, que destinará o valor global de R$ 160 mil, dividido entre os projetos qualificados junto a Chamada Pública CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs nº 22/2020.

O cofinanciamento será de até R$ 40 mil por projeto e deverá seguir a ordem de classificação dos projetos recomendados pelo Comitê Permanente de Avaliação e Acompanhamento (CPAA), seguindo o resultado final divulgado pelo CNPq.

Prazos de submissão

As propostas, tanto do PELD quanto do Protax, devem ser submetidas primeiro na Plataforma Integrada Carlos Chagas até o dia 14 de setembro de 2020.

Para os projetos aprovados, a submissão na Plataforma Fapesc deve ocorrer entre os dias 1º e 15 de dezembro de 2020.

Contato para dúvidas no CNPq: atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000

Contato para dúvidas na Fapesc: protax@fapesc.sc.gov.br

peld@fapesc.sc.gov.br

Submissão no CNPq: Até 14 de setembro de 2020, na Plataforma Integrada Carlos Chagas