Foi organizado no Sapiens Parque, na terça-feira, 29, o III Workshop da              Rede BiotecSul, que tem a finalidade de estruturar uma rede com os principais centros de pesquisa e empresas em Biotecnologia do Sul brasileiro, a exemplo das que já existem em outras regiões. Outros dois workshops já foram realizados com o mesmo intuito no Rio Grande do Sul e no Paraná. O diretor técnico-científico da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Cesar Zucco, participou da abertura do evento.
biotec-sul-1
A rede deve facilitar a interação entre setores público e privado, visando a inovação e o desenvolvimento da biotecnologia na região sul. Segundo o coordenador da rede e professor da UFPel, Odir Dellagostin, os objetivos são desenvolver biotecnologias inovadoras que agreguem valor, promovam o uso sustentável da biodiversidade e integrem novas tecnologias; incentivar a criação de empresas com base biotecnológica com valorização da biodiversidade; criar um observatório de inovação em biotecnologia; e apoiar a estruturação de uma rede de centros de recursos biológicos.
A formação da Rede BiotecSul recebeu o apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) em R$ 250 mil, e o grupo fundador tem representantes de universidades dos três estados: UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UCS (Universidade de Caxias do Sul), UFPel (Universidade Federal de Pelotas), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UFPR (Universidade Federal do Paraná). Na edição catarinense do workshop foram convidados representantes da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e de empresas locais que atuam no setor, como a Neoprospecta e a Nanovetores.  O professor João Batista Calixto, diretor do Cienp (Centro de Inovação e Ensaios Pré-clinicos), também participou do workshop.
O papel das FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), no primeiro momento, é o apoio institucional à estruturação da Rede BiotecSul. A longo prazo poderão ser lançadas chamadas conjuntas entre MCTIC  e as FAPs da região, a fim de apoiar projetos na área. Dellagostin é também presidente da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), o que cria maior proximidade da rede com esta e as outras duas FAPs da região: FAPESC e Fundação Araucária (PR).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC