Entre os dias 9 e 18 de outubro, Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesqusia e Inovação do Estado de Santa Catarina), irá à Alemanha e à Bélgica em missão. Entre outras atividades, ele participará do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que será realizado em Weimar, de 16 a 18.
O início da missão será na Alemanha, onde Gargioni irá integrar a delegação catarinense para realização de negócios e cooperação em Inovação na área de Fotônica. Empresários e pesquisadores da área se inscreveram para participar da missão, possibilitada por meio um acordo assinado em 2015 entre a FAPESC, a agência Berlin Partner e a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).
encotnro-economico-br-alemanha
 
Na programação, até dia 12, estão previstas visitas ao ecossistema da área de Fotônica do estado de Berlim; participação na Competição Internacional em Materiais Avançados (AdMaCom) e no Congresso Micro-Photonics; visita ao FabLab Berlim e ao Parque Tecnológico Adlersholf; e participação no workshop Innovative Fiber Optics.
Nos dias 13 e 14,  Gargioni irá à Bélgica representando o CONFAP (Conselho NAcional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), onde terá encontro com Piero Venturi, do Departamento de Tecnologia da Comissão Europeia, e com Cristina Russo, diretora internacional da mesma comissão. Ainda no dia 14 haverá assinatura de um Memorando de Entendimento entre o CONFAP e o ERC (European Research Council).
Em seguida ele volta à Alemanha para participar do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Na ocasião o CONFAP discutirá a viabilidade de elaborar um acordo bilateral com a Alemanha na área de Inovação.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC