Em novembro, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, recebeu a primeira etapa de reuniões técnicas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
DSC_0735
O objetivo é acompanhar o desenvolvimento dos projetos financiados pela fundação, além de avaliar e planejar ações técnicas a partir dos resultados obtidos. “As reuniões nos permitem conhecer e reunir entidades parceiras e, deste modo articulado, fortalecer as ações”, disse o gerente de pesquisa em Ciências Agrárias e Meio Ambiente da Fapesc, Nelton Menezes.
Representantes e coordenadores de cada projeto tiveram 15 minutos para apresentar as atividades desenvolvidas ou em andamento. Em seguida, os demais participantes tiveram tempo para fazer considerações.
Mais de 40 projetos da universidade contam com recursos da Fapesc. “Este incentivo motiva professores e pesquisadores a desenvolverem projetos e atividades nas diversas áreas”, destacou o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, Adelar Mantovani.
Conforme o cronograma da fundação, as próximas reuniões ocorrerão em 2016 em todas as mesorregiões do Estado. Segundo o assessor de gestão de pesquisa da Fapesc, Mario Vidor, a partir das amostras de resultados das atividades, “a ideia é formar indicadores que ajudem no planejamento de outras ações técnicas”.
Parceria institucionalizada
O 4º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acontece em Florianópolis, dia 7 de dezembro, às 14h, na Reitoria, com apresentações de pesquisadores de Lages, Florianópolis, Joinville e Chapecó contemplados pela Chamada Pública nº 04/2014 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) no projeto PAP Externo.
No encontro, 18 grupos mostrarão os resultados dos trabalhos, em uma espécie de prestação de contas. O evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), com a fundação, terá mais duas etapas no ano que vem (datas e locais ainda não definidos).
Sobre o PAP Externo
Realizado em parceria com a Fapesc, o PAP Externo faz parte do Plano de Gestão 2012-2016 da Udesc e é pioneiro no Brasil, pois apenas os professores da instituição puderam receber as verbas de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 900 mil da universidade e o mesmo valor da fundação.
O depósito dos recursos diretamente nas contas bancárias dos líderes dos grupos de pesquisa foi outra medida prevista por um projeto do plano de gestão da Udesc, o Dinheiro na Conta.
Na segunda edição do edital, foram selecionados 112 grupos de pesquisa da universidade, divididos em três grupos: estruturados, em estruturação e em agrupamentos. Os recursos poderão ser utilizados até dezembro de 2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc