FAPESC recebe homenagem da CERTI por incentivar a inovação no estado

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) foi homenageada pela Fundação CERTI (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras) no Prêmio de Inovação e Empreendedorismo no Ecossistema de Florianópolis, entregue no dia 14 de dezembro a 22 instituições, empresas e laboratórios, quem tiveram papel de destaque no Ecossistema de Inovação catarinense.  “A FAPESC tem se destacado pela contribuição fundamental ao desenvolvimento de empreendimentos, iniciativas e projetos mobilizadores”, disse José Eduardo Azevedo Fiates, Superintendente Geral da CERTI.

A premiação da FAPESC veio na categoria Projeto de Cliente CERTI em Santa Catarina, em reconhecimento ao Sinapse da Inovação, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. O programa, que está em sua 6ª edição estadual, já teve edições em outros estados: Espírito Santo, Paraná e Amazonas. Em Santa Catarina, já envolveu mais de 35 mil cidadãos residentes em cerca de 95% dos municípios do estado. Recebeu mais de 8 mil ideias e apoiou a criação de 483 empresas, das quais 57% estão ativas, com uma arrecadação de impostos anual superior a R$ 20 milhões.

Na mesma categoria estiveram a CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina), com o projeto Painéis Solares Organic Photovoltaics, e a WEG, com o Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia por Baterias de Íons de Lítio. Por votação online promovida pela CERTI, a WEG foi a mais prestigiada pelo público e seu representante na cerimônia proferiu discurso pelas três instituições homenageadas. Os troféus foram entregues pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) à CELESC, pela FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) à FAPESC, e a própria CERTI entregou à WEG.

Todos os vencedores passarão a fazer parte do Fórum Estratégico da Fundação CERTI. O fórum é um evento exclusivo de tecnologia e gestão que ocorrerá durante a semana FLORIPA CONECTA, que será realizado de 9 a 20 de agosto do ano que vem e visa celebrar diversas iniciativas conjuntas do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação em Florianópolis.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC