Florianópolis recebe Congresso de Acupuntura neste final de semana

Começa nesta sexta-feira, 13, o XIII Congresso Sul-Brasileiro de Acupuntura, que será realizado até o dia 15 de abril em Florianópolis. O evento é organizado pelo CMASC (Colégio Médico de Acupuntura de Santa Catarina) com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

O evento deve promover o encontro e o debate científico entre grupos de pesquisa na área da acupuntura, membros do núcleo de apoio à pesquisa em acupuntura e do grupo de pesquisa translacional em Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, médicos especialistas, sociedades médicas, professores universitários e estudantes. Nos três dias de congresso serão realizadas 6 palestras magnas, 24 palestras em mesas redondas, apresentação de temas livres e cinco workshops. O Congresso contará com a presença de renomados professores, pesquisadores e especialistas da área da acupuntura no Brasil, além de professores de diferentes países da América Latina (Argentina, Uruguai e Colômbia). A programação completa está disponível neste link.

O tema central do Congresso este ano é Acupuntura e suas interfaces na medicina do Século XXI. Esta temática foi selecionada devido a expansão do uso de técnicas relacionadas à Acupuntura dentro do contexto de diferentes áreas do conhecimento em franca expansão dentro das ciências médicas, em especial sua interface com as técnicas de Neuromodulação central, que se utilizam de estímulos corticais e periféricos para o tratamento de diferentes doenças como a dor crônica e suas consequências. O tema também contempla a inovação da pesquisa em acupuntura, que será abordada com a pesquisa translacional e de novos métodos de pesquisa em Neurociência e Neuromodulação.

O encontro também irá abordar a inserção da acupuntura no contexto clínico-assistencial do sistema de saúde brasileiro em seus diferentes níveis de complexidade, passando pelo ensino da Acupuntura na graduação e na residência médica, pela Atenção Primária à Saúde e chegando até os níveis mais altos de complexidade dentro do sistema de saúde.

O Congresso Sul Brasileiro de Acupuntura é um evento tradicional entre a comunidade científica da acupuntura no Brasil. Em 2018 o evento retorna a Florianópolis depois de 4 anos ocorrendo em outras cidades, e, com base nos números alcanças dos nas últimas edições, são esperados para o encontro cerca de 200 participantes de diferentes regiões de Santa Catarina e do Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC