Acontece no Hotel Majestic, nos dias 1 e 2 de dezembro, o XII Workshop sobre gestão e reuso de água na indústria. Realizado desde 2005, o evento terá apresentação de palestras sobre experiências de grandes empresas e fornecedores de equipamentos na área de gestão e tratamento de água e de efluentes para fins de reuso. O workshop recebeu apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
O workshop representa a criação de um fórum de discussão sobre o uso racional da água, seu tratamento visando o reuso e sobre a legislação que regulamenta este reuso.O evento tem como objetivo reunir técnicos de órgãos governamentais das áreas ambiental e industrial e pesquisadores para discutir as questões relacionadas à gestão e reuso de água na indústria, abordando os aspectos político, econômico, ambiental e legal do tema, vislumbrando um possível cenário de cobrança pelo uso da água. A programação do evento pode ser consultada neste link.
xii-workshop-agua-na-industria
“Cada vez mais, se torna imperativo que as indústrias implantem um sistema de gestão da água, incluindo a sua racionalização com modificação de processos, escolha do melhor método de tratamento para despejo e/ou reuso total ou parcial. Para muitas indústrias, a gestão sistemática e o reuso de água poderá ser um fator preponderante para sua própria sobrevivência”, diz o prof. José Carlos Petrus, um dos organizadores do evento.
O “XII Workshop sobre Gestão e reuso de Água na Indústria” é promovido pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com apoio da FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia em Santa Catarina).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC