De 30 de agosto a 2 de setembro, Florianópolis recebe a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Internacional, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

O Congresso Brasileiro de Direito Internacional é realizado anualmente, organizado por redes de pesquisa e Instituições de Ensino Superior do Brasil, com apoio da ABDI (Academia Brasileira de Direito Internacional). O evento é itinerante, e cada ano é realizado em um estado, tendo passado por Paraná (Curitiba e Foz do Iguaçu), São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e agora chega a Santa Catarina. Para a Coordenadora do Evento na região Sul, Joana Stelzer (PPGD/UFSC), “trata-se de evento imperdível àqueles que se dedicam aos estudos do Direito Internacional, tanto pelo brilhantismo de seus palestrantes quanto pela oportunidade para a Academia debater assuntos emergentes”.
Estão previstas palestras de internacionalistas, autoridades diplomáticas, professores nacionais e estrangeiros, pesquisadores e jovens estudantes. O tema central desta edição será “O Direito Internacional e sua transdisciplinaridade”. “O 15º Congresso Brasileiro de Direito Internacional promoverá um profundo diálogo com outros ramos do direito,além de aspectos de sua efetividade, como resultado de uma troca conceitual e axiológica normativa”, explica a coordenadora do evento.  A relação de trabalhos científicos aprovados apara apresentação no evento está disponível neste link.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC