O 4º Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria (FCGTurH) ocorre entre os dias 22 e 25 de novembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú. O evento reunirá professores alunos e profissionais de todo o Brasil, em oficinas, palestras, feira, apresentações de produções científicas e desafios, com objetivo de discutir e socializar projetos de desenvolvimento turístico aliado à gastronomia, em todas as esferas.
O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali e pelos cursos de graduação em Turismo e Hotelaria e Gastronomia da Universidade, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do edital PROEVENTOS.
iv-fcgturh-univali
Durante os quatro dias serão apresentados trabalhos de iniciação e produção científica e palestras. Haverá atividades relacionadas ao Projeto Interdisciplinar de Empreendimentos da Restauração (PIER) e uma feira de marketing, gastronomia e turismo. Na quarta-feira (23), Maria Velasco, da Universidade Complutense de Madrid, ministrará a conferência “Governança e Desenvolvimento Regional”.
Os atores públicos e privados da governança regional
Os professores Doris Van de Meene Rauschmann, da Univali; Lluís Mundet i Cerdan, da Universidad de Girona, na Espanha; Francisco Antonio dos Anjos, da Univali; Silvio Luiz Gonçalves Vianna, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Wilker Nóbrega, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), serão os debatedores da mesa redonda “Governança Regional: os atores públicos e privados”, que ocorrerá na manhã do dia 24.
Governança de Santa Catarina
Na programação estão previstas visitas técnicas para os participantes do Fórum conhecerem a governança de Santa Catarina. O roteiro contempla a região Costa Verde e Mar, o Caminho dos Príncipes, a Rota da Cerveja e o Vale Europeu.
“Desafios Gastronômicos’
Uma das novidades do FCGTurH deste ano chama-se “Desafios Gastronômicos”. A atividade consistirá na apresentação de um projeto, individual ou em dupla, com uma receita que utilize como ingredientes principais: cortes de pato e arroz rubi.
Serão selecionadas seis propostas para apresentação. Uma comissão técnica da Univali avaliará os projetos, tendo como base os seguintes critérios: grau de complexidade da receita, projeto teórico completo conforme previsto no regulamento, e a abordagem dos aspectos culturais, técnicos e sensoriais.
Os autores dos projetos selecionados colocarão a receita em prática, no dia 24, e o processo também será avaliado pela comissão. A apresentação dos pratos será das 14h às 16h30, no Laboratório Cozinha Pedagógica 2, no bloco 7, do Campus Balneário Camboriú.
Haverá premiação para os melhores projetos dos “Desafios Gastronômicos” e dos trabalhos científicos apresentados.
A programação completa, o regulamento e as inscrições do Fórum estão disponíveis em www.univali.br/fcgturh.
 
Fonte: Coordenadoria de Marketing e Comunicação da Univali