A capital de Sergipe, Aracaju, recebeu nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de maio, a segunda edição do ano de 2017 do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), a reunião busca discutir a questão do fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil e da contribuição da ciência para o desenvolvimento econômico e social do País.
A solenidade de abertura do Fórum foi realizada na manhã de quinta e reuniu autoridades políticas e científicas do estado de Sergipe e do Brasil, além de representantes das Fundações Estaduais, das agências de fomento federais e parceiros internacionais. A presidente do Confap, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, abriu a cerimônia.
Maria Zaira Turchi destacou a relevância do Fórum do Confap e das 26 Fundações que se reúnem nessa representação para reafirmar procedimentos e mecanismos de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. “É um momento importante em que as Fundações compartilham sua experiências e uma pauta comum e extremamente positiva no avanço da pesquisa, ao estabelecer cooperações, buscar opções de recursos e pensar em todos os Estados”, salientou. Ela também reforçou a importância do governo estadual fortalecer o investimento na sua Fundação correspondente pois “é preciso ter recursos garantidos para dar continuidade às pesquisas e a esses investimentos”.

Presidente da Fapitec/SE, José Heriberto Pinheiro Vieira, acrescentou durante seu discurso que a Fundação tem trabalhado a questão estratégica da pesquisa no Estado e buscado mostrar a importância deste investimento para a sociedade. “Nos próximos anos, o que estamos discutindo aqui, esse conhecimento gerado, será o grande bem para dominar a tecnologia e avançar no desenvolvimento econômico e social”, exclamou.
A questão do investimento garantido por parte dos órgãos públicos também foi enfatizada pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata. “A boa ciência, a boa tecnologia, se faz com recursos, com fomento e com formação de gente qualificada. Somos surpreendidos todos os dias com notícias difíceis sobre essa política em ciência, mas temos avanços, como o sucesso em relação à regulamentação do Decreto do Marco Legal em Ciência, Tecnologia e Inovação”, sinalizou.
Apoio do Governo de Sergipe
Também presente na solenidade de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, colocou os deputados da casa a serviço da ciência no Estado. “Minha palavra aqui é de apoio aos pesquisadores do nosso Estado. Ainda há uma falta de reconhecimento do governo sobre a importância da pesquisa, mas é graças à tecnologia que o País está mudando”, exclamou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, o estado reúne todas as condições para fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação em Sergipe. “Com todas as condições que temos, o povo sergipano é quem terá benefícios de todas essas cabeças pensantes”, finalizou.

Acordo com a França
Ao final da solenidade de abertura, foi realizado o lançamento de um novo edital do projeto GuyAmazon, por meio da parceria do Confap com instituições francesas. Pelo projeto, estarão envolvidas quatro Fundações Brasileiras dos estados do Maranhão (Fapema), Pará (Fapespa), Amazonas (Fapeam) e Amapá (Fapeap), além de instituições da França e da Guiana Francesa.
Philippe Martineau, da Embaixada da França no Brasil, reforçou a importância do Confap no conjunto de suas fundações para a construção de parcerias e apresentou o projeto GuyAmazon aos participantes. “O Confap é um parceiro muito importante para nós. O projeto até agora trouxe muitos resultados positivos, como a geração de artigos e publicações em obras, além de patentes”, indicou.
Representando as Fundações envolvidas, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, colocou a importância do projeto para as FAPs da Amazônia Legal. “Essa cooperação é extremamente rica para que essa articulação chegue nesses resultados extraordinários”, explicou. O edital estará disponível em breve na página do Confap.
Discussões com o setor empresarial
Dando sequência às discussões do dia, foi realizada uma mesa-redonda envolvendo o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães, e a representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Jackline de Souza Conca, com mediação da presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e participação do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni.
Foram apresentadas possibilidades de apoio como o modelo operacional no suporte à inovação tecnológica na indústria, executado pela Embrapii, e ainda a nova parceria com o MDIC para o fomento à inovação nas empresas e a construção de editais voltados à inovação tecnológica. Uma das novidades anunciadas é um projeto piloto do MDIC para acelerar pedidos de patentes em até seis meses, nos casos prioritários.
O Fórum do Confap, em Aracaju (SE), acabou na sexta-feira, dia 19.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Confap (texto: Renan Rigo / fotos: Núbia Rodrigues).