No dia 10 de março, em São Paulo, haverá eleição da nova diretoria do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) para o biênio 2017-2019. O atual presidente, Professor Sergio Gargioni – que também preside a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina)-, iniciou a primeira de suas duas gestões em 2013 (foto tirada no evento em que foi eleito). Em março de 2015, havia sido reeleito, tendo como vice a Professora Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Antes das eleições, na manhã de sexta-feira, será apresentado o Balanço de Contas 2016 do CONFAP. E um dia antes (9 de março), o período vespertino terá início por volta das 14hs, com uma mesa redonda sobre o relacionamento do Conselho e das FAPs com as agências de fomento federais, bem como o planejamento de atividades conjuntas em 2017.
Na sequência, entrarão em pauta acordos internacionais como o fechado recentemente com instituições italianas, sob coordenação da Universidade de Bolonha. Também haverá relatos das missões internacionais à Suécia e França. Essa última foi a única – entre as diversas realizadas no âmbito do CONFAP – acompanhada por um assessor de comunicação do Conselho, resultando em ampla cobertura (disponível em http://confap.org.br/news/missao-franca-2016/ ).
A abertura do fórum reunirá autoridades numa cerimônia marcada para dia 9 de março, das 9h30 às 12h, no auditório da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa. Toda a programação que segue terá lugar no Espaço Apas, na Rua Pio XI, nº 1200 – Alto da Lapa – São Paulo.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação