O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira abriram a reunião do colegiado pleno, dia 15 de fevereiro, em Lages, destacando vitórias catarinenses em 2016 ao mesmo tempo em que alertaram para os desafios de 2017. A meta é o equilíbrio nas contas públicas, a exemplo do que foi conquistado no ano passado.
“O foco é manter o equilíbrio financeiro. O ano de 2017 será melhor do que 2016 mas ainda será um ano difícil. Vamos fazer os cortes que são necessários, eliminar desperdícios e fazer o que está programado, dando atenção especial para os investimentos nas áreas de saúde e segurança pública, setores que estão demandando muito. É um trabalho que não se faz com a vontade de uma pessoa, mas sim com um trabalho de equipe que se constrói todos os dias”, afirmou Colombo.

Fotos: Júlio Cavalheiro/Secom
O governador voltou a ressaltar que, apesar do crescimento da arrecadação abaixo da inflação, Santa Catarina não vai aumentar impostos. “Também não vamos deixar parar nenhuma obra. Pelo contrário, vamos inaugurar muita coisa neste ano, ajudando a dinamizar a economia em todo o estado”, acrescentou.
A reunião do colegiado pleno teve início na tarde desta quarta, com a participação de secretários de Estado e presidentes de empresas e autarquias do governo catarinense. O encontro segue ao longo desta quinta-feira, com apresentações de cada pasta sobre a atual situação financeira em cada setor.
O governador Colombo lembrou que ações de 2016 ajudarão a manter o equilíbrio neste ano. “Nossa referência é o bom resultado que tivemos em 2016, mesmo com todas as adversidades. Ações como a reforma da previdência catarinense e a renegociação da dívida do estado com a união, que tiveram reflexo no ano passado, continuarão nos ajudando em 2017”, destacou, lembrando do protagonismo catarinense na renegociação da dívida dos estados com o governo federal, o que acabou beneficiando todas as unidades da federação.
Ao abrir o encontro, Colombo ressaltou que o equilíbrio fiscal é fundamental para a manutenção da qualidade dos serviços públicos. “Nosso trabalho é proteger a sociedade, fazer com que a população catarinense sinta menos os impactos negativos da crise nacional e mais os impactos positivos das ações que vamos gerar”, discursou.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira também lembrou do bom desempenho do Governo do Estado em 2016, com pagamentos em dia e bom andamento de importantes obras. “Atingimos resultados que muitos outros estados não estão conseguindo, resultados que são reflexos do trabalho de todos que estão aqui. Todos somos governo, fazemos parte do mesmo time, da mesma equipe”, afirmou.
Fonte:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom