Governo do Estado anuncia contemplados no programa Sinapse da Inovação

O governador Raimundo Colombo anunciou  no dia 7, em seu gabinete, as 102 propostas aprovadas na 6ª edição do Sinapse da Inovação, programa de empreendedorismo inovador da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Na cerimônia, o governador destacou a importância da iniciativa do Sinapse da Inovação em promover o talento e o esforço de novos empreendedores, promovendo o avanço econômico mesmo em momentos de dificuldades. “Nós precisamos ter muita competitividade, e nossa eficiência tem sido colocada à prova para promover uma sociedade mais justa e melhor, e esse tipo de programa faz com que nosso estado seja beneficiado”, disse.

Uma novidade neste ano é que a Junta Comercial de Santa Catarina vai agilizar o registro das novas empresas para que elas tenham tempo para desenvolver os protótipos, processos ou serviços propostos por meio de chamada pública. A proposta vem ao encontro do programa SC Bem mais Simples, criado pela SDS (Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e outros órgãos do governo, a fim de diminuir os entraves para aberturas e processos para empresas de baixa complexidade, ou seja, com atividades que não comprometem a segurança sanitária, ambiental e com baixo potencial poluidor.

O presidente da JUCESC, Julio Cesar Marcellino Jr., participou do evento, assim como Marcio Silveira, diretor de apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual da SDS. O diretor explicou aos sinápticos recém-contemplados, e que participaram da cerimônia no gabinete do governador, sobre o Bem mais Simples e enfatizou que 80% dos selecionados no Sinapse já estão em cidades que aderiram ao programa da SDS.

Sinapse VI em números

Entre os projetos selecionados para receber aporte financeiro e participar do processo de pré-incubação, 28 correspondem à temática Tecnologia da Informação e Comunicação; 18 estão ligados à Eletrônica; 17 à Tecnologia Social e 14 à Gestão. Outras temáticas como Biotecnologia (8), Mecatrônica (6), Nanotecnologia (4), Química e Materiais (3) e Design (2) também foram contempladas na seleção.

Quanto à origem das ideias, 30 são da Grande Florianópolis, 20 da região Norte, 14 do Oeste, 14 do Sul do estado, 11 do Vale do Itajaí e outras 11 da região Serrana. No total, as ideais são provenientes de 30 municípios catarinenses, sendo que as cidades com maior número de empreendimentos selecionados foram Florianópolis (27), Joinville (13) e Lages (9).

Em relação aos proponentes dos projetos aprovados, 50% são profissionais com pós-graduação (concluída ou em andamento), 46% cursaram ou ainda cursam o Ensino Superior, 3% possuem formação técnica ou nível médio e apenas 1% concluiu apenas o Ensino Fundamental.

Uma das propostas selecionadas foi a automação da irrigação de cultivos intensivos em campo, estufa, hidroponia e sistemas anti-geada, agrícola da Fertileasy, de Bom Retiro, Região Serrana. O sistema mede variáveis das condições do ambiente, como temperatura e umidade, e reduz gastos com energia e água, além de evitar perdas na produção. Um dos sócios da nova empresa, Guilherme Senger, explica que a solução é destinada a pequenos e médios produtores, melhorando a produtividade, deixando a produção mais independente da presença humana na plantação e melhorando a rentabilidade. Além de representantes da Fertileasy estiveram no evento outros sinápticos de cada uma das mesorregiões: PetroStats, da Grande Florianópolis; a Cheap2Ship, do Vale do Itajaí; a CHAWork, da região Sul; a Vou – Eventos e Descontos, da região Norte; e a Armtech, do Oeste.

Junto com a Fundação CERTI, a FAPESC realiza o Sinapse desde 2008, tendo impulsionado a criação de 385 startups em todo o estado nas edições anteriores do programa, e criando mais de 1500 empregos diretos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC e Assessoria Fundação CERTI