Governo estadual ajuda a resgatar memória escolar do século passado

Alunos com uniformes bem-comportados em desfiles cívicos, aulas de ginástica e apresentações do coral são algumas das cenas representadas no e-book Imagens da Escola Primária no Bra­sil (1920-1960), produzido com apoio financeiro do CNPq, da UDESC (Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

“As imagens que o compõem, selecionadas por nossos pares entre muitas disponíveis em acervos públicos e privados, revelam, já de partida, um olhar particular: o de quem seleciona. Esta forma de seleção acena para um trabalho que envolveu muitos olhos, mãos e redes (digitais, acadêmicas, de sociabilidades…)”, lê-se no prefácio do livro, em português, espanhol e inglês. Nas três línguas foram escritas legendas das fotos, a começar pelas do primeiro capítulo, Arquitetura e Artefatos. Nele, são mostradas desde escolas rurais com teto de palha no Acre, até aquelas que ocupavam prédios considerados modernos para a época (1950), como a Escola Parque de Salvador. No capítulo Atividades Escolares, fotos ainda mais dinâmicas como a de estudantes de educação física na localidade de Hamônia, atual Ibirama, década de 1940.  Ainda mais antiga, de 1924, é a imagem do Grupo Escolar Diegues Junior, Maceió, Alagoas (foto abaixo).

Professores e alunos – título do terceiro capítulo – foram retratados em 1936 na Escola Isolada Municipal João Bortoluzzi, Costão da Serra, Urussanga, Santa Catarina (foto ao final), entre outros locais, sejam eles mistos ou exclusivos para meninos ou meninas. A intenção é oferecer um mosaico de formas de escolarização da infância brasileira, segundo a Professora Doutora Vera Gaspar, do Programa de Pós-graduação em Educação da UDESC.

Ele coordena a pesquisa “Artefatos e tecnologias em discursos: Análise de políticas educativas em perspectiva sócio-histórica comparada” , submetido pelo Observatório de Práticas Escolares ao Edital de Chamada Pública FAPESC nº 01/2016 – Apoio à Infraestrutura para Grupos de Pesquisa da UDESC.

Parte dos recursos para a produção do e-book veio deste projeto “guarda-chuva”, que agrega um conjunto de iniciativas do Observatório de Práticas Escolares da UDESC. Como eixo central está a investigação de discursos inscritos em documentos norteadores de políticas públicas, que permitem identificar estratégias para a composição material da escola e suas implicações na formação de professores, bem como diferentes formas de apropriação pedagógica.

O trabalho tem abrangência internacional e envolve particularmente Brasil, Portugal, Espanha, França, Uruguai e Argentina, configurando-se em estudo socio-histórico-comparado. A equipe é composta por docentes-pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação da UDESC, os quais se vinculam por meio de diferentes projetos.

O e-book está disponível em: https://issuu.com/gpobjetosdaescola/docs/imagens_da_escola_final_corrigido_p