Governo estadual anuncia oportunidades para empreendedores e pesquisadores

Nesta quarta-feira, 18, às 11hs, o governador Raimundo Colombo fará, em seu gabinete, o lançamento oficial de três chamadas públicas, voltadas ao empreendedorismo inovador, às parcerias entre empresas alemãs e brasileiras, e à capacitação em nível de pós-graduação.

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) receberá as propostas submetidas às chamadas, que juntas somam cerca de R$ 40 milhões de investimento do governo do estado e parceiros como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Evento de homologação de atos institucionais da FAPESC, em 2016, teve assinatura dos contratos da Operação V do Sinapse da Inovação. Na foto, o governador Raimundo Colombo e os empreendedores selecionados no edital em vigência.

Com inscrições abertas até 2 de novembro, o programa Sinapse da Inovação chega à 6ª edição tendo apoiado a criação de mais de 400 startups inovadoras e gerado milhares de empregos diretos, além de 150 patentes. O programa começou em 2008, com metodologia da Fundação CERTI, e tem apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O Sinapse oferecerá R$ 60 mil reais para cada uma das 100 empresas selecionadas, além de bolsas de auxílio aos empreendedores por 12 meses. Participantes com nível de graduação receberão valor mensal de R$ 2,5, e com mestrado, de R$ 3,5 mil. Com as bolsas, o recurso a ser disponibilizado pelo governo estadual gira em torno de R$ 10 milhões. Empreendedores de todo o Estado podem inscrever suas ideias no portal do Sinapse da Inovação. O edital pode ser consultado no site da FAPESC, no link http://www.fapesc.sc.gov.br/edital-de-chamada-publica-fapesc-no-042017-programa-sinapse-da-inovacao-operacao-sc-vi/ .

Parcerias alemãs

Ainda na área de empreendedorismo, há uma chamada conjunta com o Estado de Berlim que disponibilizará em torno de R$ 50 mil para projetos de cooperação entre empresas catarinenses e alemãs na área de fotônica, a fim de que desenvolvam produtos, processos ou sistemas inovadores. Até o dia 30 de novembro são aceitas propostas envolvendo tecnologias ópticas avançadas, fotossensores, fibras ópticas, emissores de luz, além de seus processos de análise e fabricação.

O edital faz parte do acordo de Cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação, firmado entre a FAPESC e o Departamento de Economia, Tecnologia e Pesquisa do Senado do Estado de Berlim, que é uma das ações da parceria firmada entre a SDS (Secretaria do desenvolvimento Econômico-Sustentável) e o estado de Berlim em 2014. O edital pode ser consultado neste link.

Bolsas

Até o dia 31 de outubro, os Programas de Pós-Graduação strictu sensu das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina podem solicitar cotas de bolsas para apoiar os projetos de seus pós-graduandos conforme o edital disponível em http://www.fapesc.sc.gov.br/edital-de-chamada-publica-fapesc-no-032017-programa-fapesc-de-recursos-humanos-em-cti-bolsas-de-mestrado-e-doutorado/. A proposta deve ser submetida na Plataforma FAPESC pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação. Serão oferecidas 225 cotas de bolsas de mestrado acadêmico e 195 cotas de bolsa de doutorado, que totalizam mais de R$ 28,6 milhões.