Governo estadual promove difusão de conhecimentos por meio de eventos

Nada menos que 19 eventos técnico-científicos serão promovidos em maio, nas mais diversas regiões catarinenses, com recursos do programa Proeventos, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Como cada um tem duração média de 3 dias, pode-se afirmar que praticamente todo dia há eventos ocorrendo em Santa Catarina com apoio do governo estadual.

Até no feriado de 1º de maio, às 8hs começa o credenciamento para o I Simpósio de Prática e Pesquisa em Ibogaína (substância capaz de reduzir os sintomas de dependência de drogas, como crack, cocaína, heroína e morfina). O Simpósio é ligado ao XII Encontro Catarinense de Saúde Mental, selecionado na Fase I da chamada pública Proeventos 2019-2020 e com início marcado para o dia 2 de maio, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Também na próxima quinta-feira começam três outros eventos que receberam verbas da FAPESC. O I Encontro de Economia Criativa do Vale do Itajaí – Desafios e Tendências do mercado de jogos e animação terá lugar na FURB (Universidade Regional de Blumenau), enquanto a UFSC sediará o IV Workshop on Dynamics, Numeration and Tilings e o 13º  Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações – Wesaac 2019.

“A Ciência está mais próxima das pessoas do que elas imaginam, bem como a Tecnologia e a Inovação. Nestas áreas apoiamos eventos diversos que aprofundam a discussão sobre problemas da sociedade e revelam soluções variadas. É uma satisfação que tenhamos eventos que ocupem meses inteiros com debates sobre CTI”, diz Fábio Zabot Holthausen, presidente da FAPESC, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Planejamento

De maio a julho (inclusive), os 42 eventos apoiados pelo primeiro edital Proeventos dividirão aproximadamente R$ 650 mil e terão seu impacto potencializado pela publicação dos resultados dos encontros na forma de anais ou livros eletrônicos. A divulgação de conhecimentos é um dos objetivos do programa, que fomenta a realização de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação, coordenados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, contribuindo para a difusão de conclusões de pesquisa neste Estado e além de suas fronteiras.

A fim de permitir o planejamento de eventos com antecedência, as chamadas do Proeventos são divididas por fases, sendo que a terceira contempla eventos entre 1 de novembro de 2019 e 31 de março de 2020. O total do edital é de R$1.950,00. Confira os resultados da Fase I em Lista de projetos aprovados para fomento 05/04/2019.