Nove pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens/UNISUL) participaram da terceira edição do Simpósio Mundial de Desenvolvimento Sustentável nas Universidades, que decorreu no Massachusetts Institute of Technology (Cambridge, Boston). Esta atividade contou com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
A Unisul e o Greens participaram neste evento apresentando dois artigos científicos, que foram “peer-reviewed” e selecionados para publicação numa obra da “World Sustainability Series”, publicado pela Editora Springer, uma das mais importantes editoras científicas mundiais.  Estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa Links 2015, que reúne as universidades de Cambridge, no Reino Unido e a Unisul. O projeto conta com financiamento do Fundo Newton, FAPESC e Research Councils United Kingdom (RCUK). No Brasil o projeto é coordenado pelo Grupo de Pesquisa GREENS liderado pelos professores Baltazar D´Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco.
unisul-no-mit

A Delegação da Unisul do Greens, teve o maior número de representantes neste evento internacional, que reuniu cientistas de 33 países e mais de 100 Universidades. Integraram o grupo da Unisul os Professores Baltazar de Andrade Guerra (Mestrado em Administração), Rafael Ávila Faraco (Gerente de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Campus de Tubarão), Samuel Borges Barbosa (Doutorando na UFSC), os Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unisul: Issa Ibrahim Berchin e João Marcelo Pereira Ribeiro e os graduandos em Relações Internacionais: Jéssica Garcia, Wellyngton Silva Amorim, Gabriel Alfredo Alves Zimmer e Camilla Gomes.
Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores da Unisul Intitulam-se: “Promotion of sustainable development at Universities: The adoption of Green Campus Strategies at the University of Southern Santa Catarina, Brazil”, da autoria de: João Marcelo Pereira Ribeiro, Samuel Borges Barbosa, Jacir Leonir Casagrande, Simone Sehnem, Issa Ibrahim Berchin, Camilla Gomes da Silva, Ana Silveira, Gabriel Zimmer, Rafael Ávila Faracoe  José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra e “Environmental Education in Higher Education Institutions: an analysis of the strategies of  the University of Southern Santa Catarina to promote Environmental Education” da autoria de Jéssica Garcia, Issa Ibrahim Berchin, Gabriel Alfredo Alves Zimmer, Maria Eduarda Medeiros da Silveira, Wellyngton da Silva Amorim, Samara da Silva Neiva e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.
Para além dos trabalhos científicos apresentados no Simpósio, o Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (Diretor do Greens, Professor permanente da Pós-Graduação e Mestrado em Administração da Unisul e Fellow do Cambridge Centre for Environment, Energy and Natural Resource Governance da Universidade de Cambridge) integrou o comitê cientifico internacional do evento e presidiu à sessão “Student participation and Engagement in Sustainability Issues”.
Acerca desta experiência, o Acadêmico de Relações Internacionais, Wellyngton da Silva Amorim disse: “foi um sonho poder apresentar a minha pesquisa, desenvolvida no Greens, no MIT, uma das melhores Universidades do Mundo e ter ainda a oportunidade de me reunir com técnicos das Nações Unidas e participar na Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Prêmio Nobel da Economia, o Professor Jeffrey Sachs, na Universidade da Columbia. A pesquisa e a Unisul fazem a diferença na minha vida”.
O Professor Samuel Barbosa afirmou que: “é fantástica a oportunidade que o Greens dá aos seus alunos/pesquisadores de participarem em eventos internacionais. O Grupo de pesquisa do Professor Baltazar está preparando uma geração de jovens pesquisadores que têm alcançado resultados surpreendentes, quer no que tange a publicações cientificas em periódicos internacionais, quer na participação em redes de pesquisa e projetos que reúnem algumas das melhores Universidades internacionais. É surpreendente este resultado porque a maioria dos pesquisadores do Greens são graduandos.”
O Professor Baltazar comenta: “Num mundo globalizado, a Universidade tem de projetar-se para além das suas fronteiras, a melhor forma de prepararmos os nossos alunos para a vida é desafiando-os a serem cidadãos globais e a inserirem-se cada vez mais nas redes internacionais de trocas de saberes. Todos os pesquisadores do Greens estão de parabéns, foram extraordinários embaixadores da Unisul, de Santa Catarina e do Brasil no MIT e na Universidade da Columbia”.
O Greens reúne cerca de 20 pesquisadores, do Brasil, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos da América, das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Manitoba (Canadá) Universidade de Liverpool (Reino Unido) e tem como linhas de pesquisa: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Ambientais.

Fonte: Unisul Hoje