Pesquisadores de Lages, Florianópolis, Joinville e Chapecó apresentaram ações realizadas com os recursos recebidos por meio da Chamada Pública nº 04/2014 da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), durante o 4º Encontro dos Grupos de Pesquisa da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).  A instituição sediou o evento dia 7 de dezembro e reuniu autoridades como o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Alexandre Amorim dos Reis (na foto ao microfone, e ao seu lado), o reitor eleito, Prof. Marcus Tomasi, o presidente da FAPESC, Prof. Sergio Gargioni e o gerente técnico-operacional desta Fundação, Nelton Menezes.
pap udesc
O segundo edital PAP (Programa de Apoio à Pesquisa) disponibilizou R$ 3,6 milhões – R$ 1,8 milhão da UDESC e o mesmo valor da FAPESC – para utilização até dezembro de 2016. O depósito dos recursos é feito diretamente nas contas bancárias dos líderes das equipes.
Um dos elogios recorrentes durante o encontro é a flexibilidade proporcionada aos pesquisadores: “a gente escolhe o serviço que quer para a execução dos projetos, ganha agilidade para a compra e manutenção de equipamentos”, resumiu o Prof. Cristiano Steffens, do Grupo de Pesquisa Biologia e Tecnologia Pós Colheita, acrescentando que também a disseminação de conhecimentos fica facilitada. Outros pesquisadores corroboraram a afirmação e comemoraram o fato de que as verbas públicas podem ser usadas em taxas de divulgação e tradução de artigos científicos, por exemplo.
O Prof. André Fischer Sbrissia, do Grupo de Pesquisa em Nutrição Animal e Pastagens, lembrou que houve grande aumento na cooperação internacional de sua equipe a partir da primeira chamada, que distribuiu R$1,77 milhão a 96 grupos até dezembro de 2014. Hoje o grupo tem alunos na França, EUA e Austrália.
Exemplo
O PAP faz parte do Plano de Gestão 2012-2016 da Udesc e seu modelo inspirou outras instituições a firmarem parceria com a Fapesc, segundo o Prof. Alexandre. “A colaboração com a FAPESC foi providencial para a alavancagem dos nossos grupos de pesquisa”, destacou. Ele participa do Grupo de Pesquisa Ergonômica em Design, cujos trabalhos têm aplicações em simuladores de voo e na rede estadual de escolas (para que essas possam melhor receber alunos com paralisia cerebral).
Pinos para implantes dentários e outros foram desenvolvidos com os R$32 mil recebidos da FAPESC pelo Prof. Nelson Camargo, do Grupo de Pesquisa em Biomateriais. “Consideramos de grande importância essa parceria para manter a produtividade e melhorar a qualidade dos laboratórios”, disse o professor.
Estudos sobre os centenários de SC e a incontinência urinária em mulheres idosas constam entre os projetos do Laboratório de Gerontologia, apresentado pela Professora Dra. Giovana Mazo. Por sua vez, o Grupo de Pesquisa em Solos e Sustentabilidade identificou 26 novas espécies de minhocas no estado, conforme explicado por seu líder, Prof. Dr. Dilmar Baretta. Outras equipes abordaram projetos concluídos ou em andamento nas mais variadas áreas, perante uma plateia que incluiu 6 representantes da FAPESC. O evento terá mais duas etapas em 2016 (datas e locais ainda não definidos).
Fontre: Helosia Dallanhol – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC