De 7 a 10 de junho, a Universidade Federal da Fronteira Sul, de Chapecó, sedia o XVI Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História, seção Santa Catarina (ANPUH – SC), que neste ano vai abordar História e Movimentos Sociais. O evento recebe apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio do edital PROEVENTOS. “O tema é extremamente oportuno para avaliarmos, à luz da história, as ações políticas sociais no enfrentamento das desigualdades. Além disso, nesses mais de trinta anos de existência do evento, tradicionalmente o Encontro Estadual de História é uma ótima oportunidade para a troca de experiências e ideias entre estudantes, professores e profissionais da área de história”, diz o Prof. Dr. Fernando Vojniak, membro da Comissão Organizadora Local.

uffs chapecó
Campus Chapecó (foto: Voz do oeste)

O evento também tem o apoio do curso de História da UFFS e será composto de conferência de abertura, mesas redondas, simpósios temáticos, oficinas, lançamento de publicações, reuniões de Grupos de Trabalho e conferência de encerramento, além da Assembleia Geral Ordinária da ANPUH – Seção SC.
“Acredito que o XVI Encontro Estadual de História da ANPUH em Santa Catarina será uma oportunidade ímpar para o debate acadêmico e a valorização dos profissionais da história, principalmente porque, nos últimos anos, o protagonismo dos movimentos sociais tem sido cada vez mais notável no cenário político nacional e internacional”, acrescenta o Prof. Vojniak, do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS.
Ainda durante o evento, Grupos de Trabalho ligados à associação promoverão seus encontros estaduais, como o II Encontro Estadual do GT de Ensino de História e Educação, o II Encontro Estadual do GT História da África, o IV Encontro Estadual do GT Patrimônio Cultural, o VII Encontro Estadual GT Gênero, o II Encontro do GT História e Arte, o Encontro Estadual de História Ambiental e a V Semana Acadêmica de História da UFFS.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC