Inaugurado Centro de Inovação e Tecnologia em São Miguel do Oeste

O Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste Catarinense – Citeosc foi oficialmente inaugurado no dia 07/12/2021, terça-feira de manhã em São Miguel do Oeste. O evento contou com a presença de lideranças do setor público e privado, bem como empresários de empresas de tecnologia. A sede do Citeosc será em sala junto ao Caic, numa parceria com o município. Um local para dar início ao atendimento a novas iniciativas voltadas para a inovação e o empreendedorismo.

O Citeosc é um projeto que surgiu da iniciativa do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Acismo e se transformou em realidade a partir de 2015 quando foi presidido pelo empresário Miguel Bocalon. O propósito da entidade é fomentar o desenvolvimento tecnológico, inovação e tecnologia, inserindo a região extremo oeste no cenário estadual e nacional, trazendo para a região eventos e conhecimento para alavancar os negócios e formar profissionais para atender o mercado.

Para o presidente Jungles Wegher instalar oficialmente em uma sede o Citeosc um novo marco para fomentar o ecossistema de inovação na região, o que possibilitará buscar recursos mediante projetos para o desenvolvimento e a inserção da região extremo oeste no mundo da tecnologia. “Sabemos hoje que já existem empresas aqui em São Miguel do Oeste empresas de tecnologia respeitadas em nível nacional. A vindo do Citeosc proporcionará nos relacionarmos mais intensamente com outras entidades já atuantes no setor de tecnologia, inclusive a inserção de São Miguel do Oeste na Rede Catarinense de Inovação, destacou Jungles”.

De acordo com o Presidente da Fapesc – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, Fabio Zabot, a região extremo oeste passa a ter um novo olhar a partir da criação do Citeosc, pois gera um movimento importante, envolvendo entidades e instituições na direção da inovação e tecnologia, um caminho sem volta para o desenvolvimento. “Destaco nesse momento que a Fapesc possui em suas diretrizes trabalhar intensamente no fomento à inovação e foram lançados editais incentivando pesquisa para evolução nesta área. Porém fica o desafio de se buscar cada vez mais o compartilhamento de forças entre organizações que atuam no empreendedorismo, associativismo, ensino e pesquisa como Sebrae, Acismo, Universidades, Senai, Senac e outros entes de valor para que a união de esforços em prol do bem comum atinja os objetivos de impulsionar a economia regional com o incremento da inovação e da tecnologia nos negócios.

Para o vice-prefeito Edenilson Zanardi a inauguração da sede do Citeosc, uma parceria com o município traz a tecnologia e a inovação torna-se fundamental para beneficiar todos os setores da economia local e da região extremo oeste. Lembrou que o município já destinou uma área de terra para que em um futuro breve a sede seja construída, mas destacou a importância na decisão da entidade em iniciar de forma mais simples e evoluir conforme o crescimento da demanda e dos projetos que, certamente ocorrerão no curto prazo. “Temos certeza que este é o primeiro de uma série de frutos que serão colhidos a partir do fortalecimento do ecossistema que o Citeosc passa a representar na comunidade”, finalizou.

*Com informações da assessoria de imprensa do Citeosc.