FAPESC Governo do Estado
  • FAPESC
  • FAPESC
  • FAPESC
  • FAPESC
  • FAPESC
  • FAPESC
  • FAPESC
 
Notícias 22.03 Desinfecção de contaminantes virais em moluscos bivalves é tema de curso na UFSC
 
 
22.03 Desinfecção de contaminantes virais em moluscos bivalves é tema de curso na UFSC PDF Imprimir E-mail

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia o curso de curta duração ?Estudo da desinfecção de contaminantes virais em moluscos bivalves e água do mar em depuradora de moluscos acoplada com radiação ultravioleta?, promovido pelo Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de julho através do e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher., da professora Célia Barardi.

O curso será ministrado no Laboratório de Virologia Aplicada do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 8 a 19 de agosto.

São 15 vagas para estudantes que serão distribuídas da seguinte maneira: oito para brasileiros, cinco para argentinos e duas para uruguaios, colombianos ou paraguaios. Caso as vagas para estrangeiros não sejam preenchidas poderão ser apoiados mais estudantes brasileiros. Quanto ao subsídio, os brasileiros não-residentes em Florianópolis serão apoiados pelo CNPq/MCT através de pagamento de passagens aéreas e diárias (tabela CNPq) pelo tempo de duração do curso; estudantes estrangeiros terão passagens pagas pelo Governo Argentino e diárias pagas pelo CNPq (tabela CNPq).


Ministrantes:

- Profª Veronica Rajal ? pesquisadora e docente do Instituto de Investigaciones para la Industria Quimica-INIQUI ? Universidade Nacional de Salta ? Argentina.

- Profª Célia Regina Monte Barardi ? professora Associada 3 do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, CCB ? UFSC.

Patrocínio:

Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências ? CCB ? UFSC.

Telefone: (48) 3721-9049 ? FAX: (48) 3721-9258

Programa resumido:

Aulas teóricas:

- Principais vírus contaminantes do meio ambiente aquático;

- Principais técnicas utilizadas na desinfecção (depuração) de moluscos bivalves e de águas de cultivo;

- Técnicas de extração de ácidos nucléicos de tecidos de moluscos e de água do mar;

- Técnicas de PCR em tempo real para quantificação de vírus no ambiente aquático; preparo de Standards para PCR quantitativo pela técnica do Taqman e tratamento enzimático (DNAse/RNAse) para verificar viabilidade de vírus em amostras ambientais por métodos exclusivamente moleculares.

Aulas práticas:

- Visita técnica a uma fazenda de cultivo de ostras e mexilhões, onde serão coletados os animais;

- Contaminação artificial dos moluscos bivalves que serão utilizados com os adenovírus humano sorotipo 2 (HAdV-2) como modelo de vírus de genoma DNA e com norovírus murino (MNV) como modelo de vírus de genoma RNA;

- Alocação dos moluscos bivalves em tanques de depuração acoplados com luz ultravioleta;

- Análise da água da depuradora e dos moluscos em tempos zero, 48h, 72h, e 144h pós-depuração: aprendizado prático de técnicas de processamento de moluscos, concentração de água do mar e extração de ácidos nucléicos para ensaios de QPCR; uso de tratamento enzimático para acessar viabilidade de vírus por técnicas de QPCR.

 
 


 

Endereço: Parque Tecnológico ALFA - Rodovia SC 401, Km 01 - Prédio CELTA/FAPESC
5° Andar - Bairro João Paulo - CEP 88030-000 - Florianópolis/SC - Brasil
Fone +55 (48) 3665 4800 


Desenvolvimento: | Gestão do Conteúdo: FAPESC | Tecnologia: Open Source