Joinville receberá o próximo painel IndexHub, no dia 30 de março de 2017, às 13h30, na ACIJ (Associação Empresarial de Joinville). O evento promove a plataforma participativa IndexHub para o desenvolvimento de produtos com inovação e design. O objetivo é motivar os atores principais do processo a participarem da plataforma e a usarem essa ferramenta para crescer e faturar mais.
Serão três palestras, uma internacional e duas nacionais:
António Cruz Rodrigues, Phd, é docente no IADE – Creative University (Lisboa), onde também é Coordenador da Área Cientifica do Design, do Mestrado em Design Management e do Mestrado em Design de Produto e do Espaço. Acumulou mais de 20 anos de experiência em âmbito profissional e acadêmico, colaborando com mais de 250 empresas internacionais. Apresentará a síntese do método que desenvolveu ao longo destes anos, o TrendProfile, com o objetivo de auxiliar as empresas a decidir quais os produtos a oferecer aos seus clientes, cruzando as Macro Tendências e Tendências do Design com os perfis de consumidor.

Freddy Van Camp é sócio-fundador do escritório Van Camp Design e professor da ESDI/UERJ (Escola Superior de Desenho Industrial), com quase 50 anos de experiência na área. Um designer premiado de referência nacional, tradutor de importantes obras e curador de várias exposições. Foi também curador da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa. Van Camp, que começou sua carreira em Joinville/SC como designer da Consul, mostrará como o design é única solução para as empresas em um cenário de crise econômica.
Nivaldo Presalino Vieira é Gerente Regional do Norte Catarinense e Vale do Itajaí do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O Banco disponibiliza linhas de financiamento a empresas de todos os portes, com o objetivo de estruturar e acompanhar o desenvolvimento de projetos que visem aumentar sua produtividade e eficiência. Nivaldo Vieira apresentará opções de financiamento à inovação.
O evento encerrará com um debate mediado por Estela Benetti, jornalista e economista que atua como colunista de Economia do Diário Catarinense, principal jornal do estado.
O evento é gratuito e aberto ao público. Tem relação com a plataforma de inovação aberta IndexHub, lançada em novembro de 2016, cujo objetivo é reunir indústrias, escritórios de design e centros de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos com design e inovação em Santa Catarina. Tem patrocínio da FAPESC e parceria da UNIVALI.
Fonte: Centro Design Catarina